Diabético fica sem remédio na capital paulista
Zelador diz que chegou a ficar 20 dias sem tomar medicamento para controle do diabetes
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
A falta do medicamento Gliclazida, que auxilia no tratamento contra o diabetes, trouxe uma preocupação a mais para o zelador José Aparecido de Oliveira, 59 anos, da Vila Buarque, na região central da capital.
O Gliclazida sumiu das prateleiras das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município. No caso do leitor, foram 20 dias sem o remédio. No período, o zelador conta que esteve na UBS Dr. Humberto Pascale, na Santa Cecília (centro) por três vezes. É o posto de referência para moradores do seu bairro retirarem os medicamentos.
“Na UBS nunca me diziam quando o Gliclazida estaria disponível para entrega, apenas que estava em falta. Também não explicavam o porquê ainda não tinha sido reposto. Estava preocupado”, afirma o paciente.
O Gliclazida é de uso contínuo e deve ser tomado diariamente. Se o paciente interromper o tratamento, pode ter sérias consequências da doença. “Eu preciso do remédio e não posso comprar, porque é muito caro”, conta o leitor ao Agora.
Quem não consegue retirar o medicamento na rede pública de saúde desembolsa cerca de R$ 40 por uma caixa com 30 comprimidos.
Secretaria Municipal da Saúde
Tel.: (11) 3397-2000
Caso resolvido
Em nota, a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal da Saúde, da gestão Bruno Covas, informa que a UBS Dr. Humberto Pascale foi reabastecida com o medicamento Gliclazida, que está disponível. Segundo a nota, o paciente já foi avisado para fazer a retirada.
O órgão não explicou o motivo da falta do remédio. Ao Agora o leitor confirmou a informação e disse que já retirou o medicamento. “Agradeço a ajuda do jornal”, afirmou.