Paciente aguarda remédio para diabetes há 3 meses
Leitora afirma que remédio gliclazida está em falta na UBS Humberto Pascale
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
A técnica de enfermagem Gislene Pereira Borges, 44 anos, da República (região central), conta que, há três meses, está tentando retirar o medicamento gliclazida 30 mg, remédio utilizado para o tratamento do diabetes mellitus tipo 2, na UBS (Unidade Básica de Saúde) Humberto Pascale.
No entanto, a leitora reclama que apenas recebe a mesma informação: de que o remédio está em falta na unidade de saúde. “Os funcionários do posto somente sabem dizer que não há previsão para receber a medicação”, diz a leitora à reportagem do Agora.
“Isso é um absurdo. Preciso desse remédio, pois é de uso contínuo. Tomo dois comprimidos por dia”, explica a técnica de enfermagem, que está comprando a gliclazida em farmácia particular por R$ 15 cada caixa contendo 30 comprimidos. “Preciso comprar duas caixas por mês para conseguir os 60 comprimidos de que necessito”, explica.
“Minha queixa não é apenas pelo valor que gasto, mas porque precisamos exigir nossos direitos. Já pagamos muitos impostos e não recebemos a devida contrapartida”, reclama a leitora Gislene Pereira Borges ao Defesa do Cidadão.
Secretaria Municipal da Saúde
Tel.: (11) 3397-2000
Medicamento está disponível
A Coordenadoria Regional de Saúde diz que a gliclazida 60 mg está disponível para retirada na UBS Humberto Pascale. A pasta diz que a receita da paciente é para a apresentação de 30 mg, que não faz parte da lista de medicamentos para distribuição no município, mas que ela já foi orientadaatrocar a receita para retirar a medicação. “Troquei a receita e peguei o remédio. Porém, tinha ido na UBS várias vezes, e por que não explicaram isso antes?”