Leitora espera por análise de recurso da aposentadoria do INSS
Auxiliar diz que teve benefício negado mesmo após cumprimento de exigências
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A auxiliar administrativa Nanci Cristina Dias da Silva, 55 anos, queixa-se de que seu pedido de aposentadoria por tempo de contribuição do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foi indevidamente negado.
Ela explica que deu entrada na solicitação, pelo Meu INSS, em julho de 2019. Em outubro do mesmo ano, recebeu carta de cumprimento de exigências.
“Agendei horário e entreguei os documentos solicitados. Em março deste ano, no entanto, recebi email dizendo que, como não havia cumprido exigências, o benefício havia sido negado por falta de comparecimento, o que não é verdade.”
A leitora explica que a exigência era a CTC (Certidão de Tempo de Contribuição), documento usado para converter os anos trabalhados no funcionalismo público para a contagem previdenciária do INSS e vice-versa.
Até a reforma da Previdência, em 13 de novembro de 2019, a aposentadoria por tempo de contribuição do INSS era possível após 35 anos de pagamentos ao órgão (homens) e 30 anos (mulheres).
“Converti 26 anos e, ao levar a exigência, informei que a CTC já estava no processo que foi indeferido, mas não consultaram.”
Depois que teve o pedido negado, em março, a leitora entrou com recurso contra a decisão do INSS. Até hoje, no entanto, não teve mais resposta sobre o andamento.
“Consulto todos os dias o Meu INSS e nada. Já se passou mais de um ano, sendo que estou desempregada e passando por uma situação difícil, como vários brasileiros”, queixa-se. “Não é justo ter de esperar tanto tempo por um direito que é meu.”
INSS solicita documentos
O INSS esclarece que o recurso foi analisado e que a segurada deve apresentar documentação complementar para que seja possível dar prosseguimento.
“O INSS enviou mensagem com essas informações por email. Os documentos devem ser apresentados dentro de 30 dias a contar do recebimento do comunicado.”
Ao Agora, a leitora informou que o órgão enviou as mesmas exigências solicitadas anteriormente. Ela afirma que ainda não conseguiu agendar a entrega pela Exigência Expressa.
Envie também sua reclamação ou dúvida sobre benefícios do INSS para o email: defesa.aposentado@grupofolha.com.br