Descrição de chapéu INSS Coronavírus

Segurados do INSS começam a ser atendidos pelos peritos

Mais de 70% dos profissionais esperados atendeu nas agências liberadas

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Após o anúncio do retorno dos profissionais às agências do INSS, segurados começaram a ser atendidos no horário agendado nesta terça-feira (22). Até as 16h, 3.059 perícias presenciais foram realizadas, segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.

Dos 486 peritos médicos federais esperados, 351 profissionais retomaram o atendimento presencial em 110 agências, das 148 que já estavam com a agenda para hoje. A partir desta quarta (23), 190 agências terão perícias agendadas, segundo a Previdência.

Em São Paulo, muitos segurados saíram cedo de casa e percorreram longas distâncias para receber o atendimento após meses de espera.

Na tentativa de recuperar sua aposentadoria por invalidez, cancelada após dez anos de concessão, Isaias Macedo Souza, 59 anos, saiu de Ermelino Matarazzo (zona leste) para passar em perícia na agência Vila Mariana (zona sul), às 7h, nesta terça (22). O segurado conta que, no começo desta semana, ficou das 9h às 17h tentando agendar o atendimento pelo telefone e, ontem, conseguiu confirmar a presença do perito para sua consulta.

"Foi um atendimento que me surpreendi. Fui muito bem tratado. O médico começou me pedindo desculpas pela categoria dele. Hoje, consegui recuperar a minha dignidade", relata Souza, emocionado.

O segurado teve o benefício cancelado no pente fino de 2019, pois não tinha exames recentes que comprovassem as sequelas do AVC que sofreu. Em 25 de abril, Souza sofreu um novo AVC, que afetou outros órgãos. "Estou pedindo novamente a aposentadoria por invalidez, começando do zero."

O entregador de jornais Douglas de Paula, 42 anos, de Franco da Rocha (Grande SP), também foi atendido nesta manhã, após a assistente do hospital onde faz tratamento conseguir agendar sua perícia. "Em uma tentativa de assalto, tomei um tiro, e a bala está alojada na minha coluna", conta.

O segurado foi até a agência do Jabaquara, na zona sul da capital, para a perícia e afirma que recebeu o auxílio-doença antecipado, de R$ 1.045, por três meses, mas continua afastado da empresa onde trabalha. "O atendimento foi tranquilo. Agora, vou aguardar até de noite para saber se liberam o auxílio."

Remarcação de perícia

O segurado que não conseguir ser atendido porque não havia médico-perito na agência deve ligar para o 135. De acordo com Portaria publicada no "Diário Oficial da União" desta terça (22), a perícia será remarcada para o local de atendimento inicialmente agendado.

O texto libera a remarcação de perícia nos casos de não comparecimento do usuário na data agendada ou em que não foi possível a realização do atendimento pelas agência na data previamente agendada.

Nesta segunda (21), a ANMP (Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais) anunciou o retorno dos profissionais ao atendimento presencial em 87 agências do INSS a partir desta terça (22). Confira aqui as agências liberadas pelos médicos.

Veja os postos liberados pelos peritos em São Paulo

NA CAPITAL
ATALIBA LEONEL
LAPA
PINHEIROS (com restrição)
JABAQUARA
VILA MARIANA
NA GRANDE SP
BARUERI
SÃO CAETANO DO SUL (com restrição)
SÃO BERNARDO DO CAMPO
NO INTERIOR
PIRASSUNUNGA
SÃO JOSÉ DO RIO PARDO (com restrição)
ATIBAIA
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
TAUBATÉ
GUARATINGUETÁ
ARAÇATUBA
BIRIGUI
BAURU
BOTUCATU
ADAMANTINA (com restrição)
ARARAQUARA
BEBEDOURO
SÃO JOAQUIM DA BARRA
SERTÃOZINHO
TAQUARITINGA
MONTE ALTO

Notícias relacionadas