INSS vai retomar a exigência da prova de vida aos poucos
Devido à pandemia, bloqueios e cortes de benefícios estão suspensos até o fim do mês de novembro
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Os bloqueios ou cancelamentos de benefícios do INSS por falta de prova de vida serão retomados aos poucos, possivelmente com prazo maior do que o tradicionalmente exigido.
Devido à pandemia, desde março, o órgão não realiza suspensões e cortes de aposentadorias e pensões devido à ausência do recadastramento anual. A medida deverá ser mantida até novembro.
Em tempos normais, o beneficiário que não faz a prova de vida na data definida pelo banco (normalmente é no aniversário do segurado ou do benefício) pode ter os pagamentos bloqueados. Após seis meses, a renda previdenciária é encerrada.
Sem exigir a renovação de senha durante nove meses (entre março e novembro), porém, o INSS pretende estabelecer novos prazos para evitar uma corrida de beneficiários às agências bancárias.
“Quando houver o retorno da rotina de bloqueio, suspensão e cessação de benefícios por falta de realização de prova de vida, a mesma ocorrerá de forma gradual, visando evitar a ocorrência de uma corrida de beneficiários aos bancos”, informou o órgão.
A informação sobre a retomada da exigência da prova de vida “será amplamente divulgada”, diz o INSS.
Mas se o segurado quiser, ou eventualmente for ao banco, poderá fazer a comprovação de que está vivo, segundo o INSS e a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).
A Febraban destacou que os bancos mantiveram o atendimento aos beneficiários interessados em renovar suas senhas. Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander confirmaram que aposentados e pensionistas do INSS podem realizar o procedimento nas agências.
Alguns bancos orientam, porém, que há horário especial para atendimento a aposentados, pensionistas e pessoas do grupo de risco para a Covid. Quem for a uma instituição bancária deve seguir os cuidados recomendados para evitar contágio do coronavírus.
Recadastramento da senha | Durante a pandemia
- A obrigatoriedade da realização da prova de vida do INSS está desobrigada devido à pandemia de Covid-19
- Mas o beneficiário que quiser realizar o recadastramento pode fazer o procedimento na rede bancária
O que é prova de vida?
- Todos os anos os beneficiários do INSS, como aposentados e pensionistas, precisam recadastrar suas senhas
- O processo de renovação é realizado na agência bancária em que o segurado recebe o benefício previdenciário
- Normalmente, o banco define um calendário que distribui a convocação dos beneficiários conforme o mês de aniversário
O que levar
- A maior parte dos beneficiários precisa comparecer ao banco, portando documento oficial com foto, para renovar a senha
- Alguns bancos permitem que a comprovação seja por meio do caixas eletrônicos, pelo internet banking, entre outros canais
- Quem não faz a prova de vida tem os pagamentos suspensos. Caso não faça a reativação, o segurado tem seu benefício cancelado
Pademia
- Desde março o INSS não exige a prova de vida dos beneficiários para colaborar com as medidas de proteção contra o novo coronavírus
- O órgão garante que não cortará nenhum benefício por falta de prova de vida até o fim de novembro. Eventualmente, o prazo poderá ser prorrogado
Retomada
- A retomada da obrigatoriedade da comprovação de vida poderá valer a partir da competência de novembro
- Isso só não ocorrerá se o INSS optar por adiar novamente a data em que o recadastramento voltará a ser obrigatório
Não precisa correr
- O INSS não vai exigir que todos os segurados façam a prova de vida assim que a obrigatoriedade for retomada
- Em vez disso, o órgão deverá divulgar um plano em que estabelecerá algum tipo de escalonamento ou prazo
- A ideia desse plano, que ainda não foi divulgado, é evitar uma corrida às agências bancárias para a renovação da senha
Para quem não quer esperar
- A realização da prova de vida não está proibida
- Veja o que cada banco orienta aos segurados:
Banco do Brasil
- O beneficiário ou seu procurador deve comparecer à agência do Banco do Brasil para digitar senha cadastrada ou capturar a biometria (do beneficiário)
- A prova de vida também pode ser realizada nos terminais de autoatendimento que têm biometria
- Cerca de 2.040 agências do BB no país operam das 9h às 14h; a partir de 3 de novembro, o atendimento será das 10h às 15h
Bradesco
- A prova de vida dos beneficiários INSS está sendo realizada normalmente nas agências do Bradesco
- Aqueles que possuem biometria podem efetuar o processo nas máquinas de autoatendimento e Banco 24Horas.
Caixa Econômica Federal
- O banco mantém a realização da prova de vida para todos os beneficiários que optarem por ir pessoalmente à agência
Itaú-Unibanco
- O banco mantém os procedimentos de renovação de prova de vida dos beneficiários do INSS durante a pandemia
- A instituição abre das 9h às 10h para atender exclusivamente ao público de aposentados, pensionistas e grupos de risco das
- Os clientes que optarem por ir ao banco podem realizar o procedimento de renovação diretamente nos caixas
- O banco renova automaticamente a prova de vida dos clientes com biometria cadastrada e que realizam transações bancárias
Santander
- O banco segue fazendo presencial para quem quisesse mesmo que o INSS não obrigasse
- O beneficiário pode fazer via agência, com o gerente, ou no autoatendimento
- Algumas agências estão priorizando o atendimento de idosos, gestantes e portadores de deficiência entre 9h e 10h
Fontes: INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú-Unibanco e Santander
Erramos: o texto foi alterado
Diferente do que havia sido inicialmente informado pelo Banco do Brasil, o horário de funcionamento das agências durante a pandemia é das 9h às 14h. A informação foi alterada