Descrição de chapéu INSS

Leitor pede implantação de aposentadoria do INSS

Recurso contra indeferimento já foi reconhecido, mas concessão não foi liberada

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O ajudante-geral Osvaldino Alves, 60 anos, espera há mais de dois anos pela implantação da aposentadoria por tempo de contribuição do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Ele diz que protocolou o pedido em novembro de 2016 e que, no ano seguinte, a solicitação foi indeferida.

O segurado diz que enviou PPPs (Perfil Profissiográfico Previdenciário) que não foram considerados na contagem de tempo. Assim, não atingiu o mínimo de tempo de contribuição exigido.

O PPP é um formulário que deve ser preenchido pelo empregador e que contém dados sobre a atividade insalubre exercida pelo trabalhador, que pode dar direito a tempo especial.

Osvaldino Alves entrou com o pedido de benefício em 2016 e, em 2018, teve o direito reconhecido - Arquivo pessoal

“Ingressei com recurso em maio de 2017 e, em agosto de 2018, foi dado provimento. O benefício consta como ‘ativo’, mas até agora não recebi nada, e nenhum prazo foi cumprido.”

A aposentadoria por tempo de contribuição foi extinta pela reforma da Previdência, em 13 de novembro de 2019. Quem cumpriu os requisitos até a data tem direito ao benefício. São eles: 35 anos de contribuição (homens) e 30 anos de contribuição (mulheres).

Nesta regra, incide o fator previdenciário, que diminui o valor da aposentadoria quanto menor for a idade e o tempo de contribuição do segurado.

Quem ainda não tinha atingido os requisitos até a reforma, mas já estava no mercado de trabalho, pode entrar em uma das regras de transição. A conversão do tempo especial em comum só é permitida para atividades exercidas até o dia 13 de novembro de 2019, quando começou a valer a reforma.

​INSS concede benefício

Em resposta, o INSS diz que a aposentadoria do leitor foi concedida em 22 de outubro deste ano, com pagamento retroativo a 23 de novembro de 2016.

“Os detalhes do processo e informações sobre o pagamento podem ser consultados nos canais remotos: aplicativo Meu INSS, site gov.br/meuinss ou telefone 135.”

Para acessar o Meu INSS, o segurado deve informar dados pessoais e criar uma senha. Após acessar o sistema, escolher os serviços “Carta de concessão” e “Extrato de pagamento de benefício”.

Notícias relacionadas