Confira como reclamar de promoções da Black Friday

Orientação para consumidor que se sentir prejudicado é formalizar a queixa

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São Paulo

Nem a insegurança econômica provocada pela crise do coronavírus tem espantado o consumidor de aproveitar a Black Friday.

Segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), a estimativa para a data é de crescimento de 77% nas vendas online em relação ao ano passado. Em termos absolutos, o faturamento esperado para este ano, no ecommerce, é de R$ 6,9 bilhões.

Mesmo com todo esse ânimo, quem planeja fazer compras precisa ter cuidado para não cair em golpes e falsas promoções. Se, mesmo assim, houver algum problema, a orientação é formalizar a queixa.

O Procon-SP, por exemplo, está disponibilizando um espaço específico dentro do site www.procon.sp.gov.br para reclamações da Black Friday. De acordo com o órgão, a queixa registrada será enviada imediatamente ao fornecedor, que terá até dez dias para dar uma solução.

O Reclame Aqui também está com uma funcionalidade similar. Ao entrar no site www.reclameaqui.com.br o consumidor deve fazer seu login, com email ou CPF.

Na opção “Área do consumidor”, é preciso clicar em “Nova reclamação” e preencher dados como o nome da empresa e o tipo de queixa.

No final do procedimento, aparecerá a pergunta sobre se a reclamação é relacionada à Black Friday. Caso seja, basta clicar em “Sim”.

O Reclame Aqui explica que, apesar de não exigir um tempo máximo para as empresas fornecerem resposta, nesta época elas costumam fazer mutirões de atendimento, o que facilita a resolução dos problemas.

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Reclamação na Black Friday | Como fazer

  • Consumidores que tenham problemas com compras durante a Black Friday devem registrar reclamações

  • Apesar da data ser, oficialmente, na sexta-feira (27), muitas lojas e marcas já estão anunciando descontos e ofertas

No Procon-SP

  • Há em seu site um espaço específico para reclamações da Black Friday

  • O portal está funcionando desde quarta-feira (25)

  • A reclamação registrada no botão ‘Black Friday’ será enviada imediatamente ao fornecedor

  • Este, por sua vez, terá até dez dias para dar uma solução ao consumidor, diz o Procon-SP

Como registrar queixa

1- Acesse: https://www.procon.sp.gov.br/

2- Vá em "Clique aqui", na página inicial

3- O consumidor será direcionado à página de acesso ao sistema do Procon

4- Se já tiver login, basta digitar email ou CPF e senha

5- Se não tiver login, será preciso clicar em "Cadastre-se" e, em seguida, informar nome, email e definir uma senha

6- O consumidor será, então, direcionado à parte de "Meus atendimentos"; será preciso clicar no botão "Black Friday"

7- O canal é destinado especificamente a problemas relacionados ao período de promoções

8- Antes de dar início ao registro da reclamação, é necessário digitalizar os documentos, como oferta, pedido, nota fiscal etc.

Exemplos de problemas que podem ser denunciados

  • Site da marca/loja/fornecedor intermitente ou congestionado

  • Maquiagem de desconto

  • Mudança de preço ao finalizar a compra

  • Pagamento com boleto bancário indisponível

  • Desconto ao mudar a compra

  • Pedido cancelado após a finalização da compra

  • Casos de não entrega, demora na entrega e produto/serviço entregue com defeito

Denúncia

Em casos em que o consumidor não fez nenhuma compra, mas viu irregularidades em uma empresa, é possível acionar as redes sociais do Procon-SP

>> @proconsp (Facebook e Instagram)
>> @proconspoficial (Twitter)
>> https://www.procon.sp.gov.br (site)

É importante que o consumidor indique o endereço da loja e apresente os prints das telas demonstrando o que ocorreu de errado

Dicas

  • Verificar qual preço está sendo praticado no mercado nos próximos dias

  • Pesquisar em mais de um estabelecimento

  • Fazer prints das telas com os preços oferecidos pelas lojas

  • Usar aplicativos e sites de comparação de preços

  • Observar o prazo de entrega

  • Informar-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa

Fonte: Procon-SP

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