Alta do combustível faz motorista de aplicativo enfrentar problemas
Categoria diz que elevação do etanol e da gasolina aliada a preços promocionais dos aplicativos tornam atividade inviável
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A alta dos combustíveis tem interferido diretamente no bolso dos motoristas de aplicativo. Com a gasolina custando, em média, R$ 5,329 na capital paulista, e o etanol a R$ 3,986 o litro, os profissionais afirmam que "estão pagando para trabalhar".
Aliada a essa realidade de aumentos consecutivos, há ainda situações que envolvem os próprios aplicativos de transporte, como as novas tarifas promocionais da 99 e da Uber, por exemplo.
Lançadas durante a pandemia do coronavírus, as categorias 99Poupa e Uber Promo surgiram para gerar mais viagens em horários de baixo movimento. Contudo, o preço da viagem é reduzido e, consequentemente, o motorista ganha menos.
“O motorista está praticamente pagando para trabalhar. As categorias lançadas atraem os passageiros, que buscam economizar, mas, em contrapartida, o motorista não tem nenhum lucro", diz Eduardo Lima, o Duda, presidente da Amasp (Associação dos Motoristas de Aplicativos de São Paulo.
"O valor dessa corrida acaba sendo o preço de um litro de etanol ou de gasolina, e isso sem contar que o motorista gastou óleo, pneu e, o principal, sua mão de obra, e não vai receber por isso”, complementa.
O principal problema é que os passageiros têm procurado mais a categoria promocional pelo baixo valor, diz a motorista Jhanny Silva. “Obviamente o passageiro vai escolher a mais barata em vez da corrida-padrão e, ao criarem essa categoria, não diminuíram ou isentaram o parceiro da taxa do aplicativo, ou seja, estamos mesmo pagando para trabalhar”, afirma.
A motorista Danielle Letícia Neves Castanheira conta que vive a mesma realidade. “Eu estou tentando matar um leão por dia, como diz o ditado. Tem sido bem cansativo ficar horas no volante esperando uma corrida, onde o passageiro opta pelo mais barato. Não compensa. É queimar combustível."
"Se você tem uma tarifa muito baixa e um valor de combustível muito alto, o motorista não consegue se sustentar, tanto para manter o veículo quanto nas outras contas de casa. Por essa sobrecarga, estou vendo um nível muito grande de desistência de motoristas de aplicativos. Muitos deles estão entregando o veículo para as locadoras ou vendendo veículos que estavam financiados”, diz Duda.
Um desses casos é Flávio Silva Júnior, que optou por um aluguel privado. “Precisei deixar de alugar um carro na locadora para alugar um carro particular devido aos altos custos”, comenta.
Aplicativos dizem que é possível escolher
Procurados pela reportagem, os dois aplicativos explicaram, em nota enviada à reportagem, que a categoria promocional pode ser desabilitada pelo motorista a qualquer momento e que eles não são obrigados a aceitarem esse tipo de corrida.
A Uber afirmou que a forma de cobrar a taxa foi modificada em 2018. “No passado, a taxa da Uber era fixa em 25%. Em 2018, ela se tornou variável e passou a fazer parte da estratégia da Uber em oferecer descontos para os usuários de modo a incentivar que eles façam viagens. Há confusão entre os motoristas parceiros sobre o valor da taxa porque em algumas viagens ele pode aumentar enquanto, em outras, pode diminuir”, destaca a nota.
Já a 99 disse estar aberta ao diálogo e ressaltou a rede de benefícios que oferece aos motoristas. “A 99 esclarece que está aberta ao diálogo e prioriza a melhoria contínua dos ganhos dos motoristas parceiros. Nesse sentido, a empresa viabiliza parcerias e condições especiais nos preços dos combustíveis, manutenção de carros e aluguel com agências para reduzir os gastos dos parceiros.”
Um dos benefícios criados pelas duas empresas na pandemia foi o reembolso para a compra de máscaras e itens de higiene, e a criação de centros de higienização dos carros. A Uber disponibiliza a Uber Pro e a 99 o Somos 99 para os motoristas visualizarem os serviços disponíveis.
Motorista de aplicativo | Dificuldades
- O aumento no preço dos combustíveis está mexendo com a vida dos motoristas de aplicativo
- Além disso, a classe de trabalhadores vê com receio as novas categorias mais baratas para usuários de alguns deles
Novas categorias nos aplicativos
Uber Promo
- Categoria criada durante a pandemia da Covid-19 para gerar mais viagens para os parceiros em horários de baixo movimento
- Ela só aparece em alguns horários, oferecendo viagens a valores menores do que os do Uber X, por exemplo
99Poupa
- Categoria da 99 que oferece corridas ainda mais baratas durante períodos de baixa demanda no aplicativo
O que dizem os motoristas
- Os custos para trabalhar com o veículo estão muito altos
- Além dos percentuais pagos aos aplicativos, as promoções diminuem muito o ganho dos trabalhadores
- O preço dos combustíveis também é algo que tem pesado no orçamento
- Os profissionais da área dizem que “estão pagando para trabalhar”
O que diz a Uber
- “O motorista parceiro da Uber é livre para decidir se aceita ou não uma viagem e, da mesma forma, ele é totalmente livre para decidir se quer receber solicitações de viagens com o Uber Promo ou não
- No app Uber Driver, ele pode escolher com o toque de um botão quais são os produtos que quer atender
O que diz a 99
- Em 2020, investiu mais de R$ 160 milhões com lançamentos de produtos e ferramentas de segurança para aumentar a demanda pelo serviço, além de tornar a rotina do motorista mais eficiente em toda a sua jornada, evitando ociosidade
- Em momentos de menor demanda e sabendo que a circulação sem passageiros gera custos, a 99 lançou o 99Poupa, com o objetivo de evitar perdas
- É importante ressaltar que o motorista parceiro pode optar se quer ou não correr com a modalidade, podendo desabilitá-la a qualquer momento
Veja os valores entre os dias 14 e 20 de março, segundo a ANP
Na capital paulista (por litro, em R$)
Gasolina | Etanol | |
Preço médio | 5,329 | 3,986 |
Preço mínimo | 4,649 | 3,599 |
Preço máximo | 5,999 | 4,999 |
No estado de SP (por litro, em R$)
Gasolina | Etanol | |
Preço médio | 5,318 | 3,981 |
Preço mínimo | 4,279 | 2,859 |
Preço máximo | 5,999 | 4,999 |
Conta para abastecer
- O preço do litro do etanol sempre será menor que o da gasolina, porém um carro com gasolina tem desempenho melhor
- Em geral, o preço do álcool deve equivaler a 70% ou menos do preço da gasolina para ser vantajoso
- Divida o valor do litro do etanol pelo da gasolina; se der até 0,70, compensa mais o etanol, se der percentual maior, a opção deve ser pela gasolina
Aplicativos podem ajudar
Carrorama
- Auxilia o motorista a planejar o gasto de combustível por quilômetro e com qual combustível o seu carro tem melhor desempenho
Álcool ou gasolina, chefia?
- Permite ao usuário calcular se é mais econômico abastecer com álcool ou gasolina
Como gastar menos combustível
- Calibre os pneus
- Desligue o ar-condicionado
- Deixe os vidros fechados
- Não carregue peso em excesso
- Mantenha a revisão em dias
Fontes: Eduardo Lima (Duda), presidente da Amasp (Associação dos Motoristas de Aplicativos de São Paulo), 99Taxi, Uber, ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e reportagem