Força x Espaço: Como fica a disputa entre o Citroën C4 Cactus e Renault Captur
Na faixa dos R$ 100 mil, carros têm características distintas em disputa
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Os utilitários esportivos, que já representam um quarto do mercado brasileiro, têm suas principais opções na faixa dos R$ 100 mil. Quem gosta de marcas francesas, tem duas alternativas: Citroën C4 Cactus Shine Pack e Renault Captur Intense. Cada um a sua forma.
O jipinho da Citroën aposta no desempenho. Traz um motor 1.6 turbo de 173 cv e transmissão automática de seis marchas. Anda como um esportivo e entrega uma boa lista de itens de série pelos R$ 99.990 pedidos por ele.
Já vem com seis airbags, controles de tração e de estabilidade adaptáveis a tipos de terreno, sistema de frenagem automática, alerta de colisão e de saída de faixa, além da central multimídia de 7” com suporte a Android Auto e Apple CarPlay.
O Captur é um pouco mais barato. Custa R$ 90.690 e vai a R$ 92.390 com o único opcional que é o revestimento em couro dos bancos.
Perde no entanto os airbags de cortina, ficando com quatro bolsas. A tela, também de 7”, não espelha celulares e, em comum com o Citroën, tem as rodas 17” e o ar-condicionado automático de duas zonas.
O motor também não entrega um desempenho empolgante. Trata-se de um 1.6 16v aspirado de até 120 cv com câmbio CVT. Perde desempenho sem ganhar em consumo, já que os dois fazem 7,2 km/l com álcool na cidade e, na estrada, o Cactus bebe um pouco menos: 8,9 km/l contra 8,1 km/l.
O Captur, no entanto, compensa com mais porte. É 16 cm mais comprido e tem 7 cm a mais na distância entre-eixos. Na prática, mais espaço interno e capacidade do porta-malas maior, com 437 litros ante os 320 l do C4, que tem porte próximo de um hatch compacto. Mas, para quem não precisa tanto de espaço assim, o compacto é melhor opção.