Nivus encara o WR-V na nova onda de SUVs

Baseados em hatches compactos, utilitários abre caminho para uma nova categoria

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Começou com o Ford EcoSport lá em 2004 a moda dos utilitários esportivos compactos, mas com novos concorrentes e seguidas evoluções, os modelos acabaram ficando grandes --e caros demais", abrindo espaço para um novo segmento, o de SUVs sub-compactos.

Eles vão, aos poucos substituindo as versões aventureiras dos hatches pequenos. Têm carroceria e nomes exclusivos, mesmo que o disfarce não seja tão bom assim, como é o caso do Honda WR-V.

A origem no Fit fica explícita ao olhar a lateral, a mesma do hatch. O interior também é igualzinho, mas algumas diferenças na frente, na traseira e na suspensão dão à Honda o direito de o tratar como novo produto.

O motor é o mesmo 1.5 de até 116 cv e transmissão automática do tipo CVT.
Recentemente passou pro mudanças no visual e ganhou uma versão de entrada por a partir de R$ 83.400.

É, por enquanto, o único concorrente do Volkswagen Nivus, que parte de R$ 89.150. Baseado no Polo, o SUV tem uma carroceria exclusiva chamando a atenção pelo formato cupê.

O porte maior que o hatch dá a maior vantagem ao Nivus, que é o porta-malas de 415 litros. Na prática o utilitário pode cativar os antigos compradores das peruas, que ficaram sem opções.

Se o objetivo é acomodar melhor as pessoas, o WR-V tem mais espaço no banco traseiro, mas o bagageiro também é bom, com 363 l.

Vantagem volta ao Nivus na hora de acelerar. Conta com um motor 1.0 turbo de até 128 cv e transmissão automática de seis marchas.

A posição de dirigir também é melhor, com bom acesso aos comandos. A versão mais cara (R$ 102.050) tem duas telas de 10" e acessos a aplicativos direto pela central multimídia.

O Honda topo de linha, de R$ 94.700 tem uma central mais simples, mas é a única a oferecer seis airbags. O Nivus tem seis bolsas de série desde a opção mais acessível.

Erramos: o texto foi alterado

Diferente do publicado anteriormente, o Volkswagen ​Nivus possui seis airbags de série e não quatro. O texto já foi corrigido

Notícias relacionadas