Postos de saúde abrem neste sábado para vacinar contra sarampo

Este será o último dia de campanha; doença matou 14 pessoas no estado

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

São Paulo

As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) espalhadas pelo estado de São Paulo estarão abertas neste sábado (30), das 8h às 17h, no último Dia D de vacinação contra o sarampo. Os jovens de 20 a 29 anos são o público-alvo dessa segunda fase da campanha nacional —a primeira envolveu crianças.

Os jovens desta faixa etária devem ir aos postos, preferencialmente com a carteirinha de vacinação, para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose da tríplice viral (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola).

Desde o dia 18 de novembro, 9.800 jovens foram imunizados contra a doença em São Paulo, dos 25.700 que compareceram aos postos para avaliação, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde.

São Paulo é o estado com mais casos registrados de sarampo no país, segundo o Ministério da Saúde, com quase 13 mil registros da doença este ano. 

Das 14 mortes decorrentes de complicações por sarampo em São Paulo, cinco vítimas eram da capital, que concentra mais da metade dos casos da doença registrados no estado.

O ministério diz que o balanço oficial da campanha nacional será divulgado na próxima semana.

Notícias relacionadas