Agendamento e retirada de RG e CNH travam no Poupatempo de SP
Usuário não consegue achar data disponível de agendamento para pedir cédula de identidade
Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados
Você atingiu o limite de
5 reportagens
5 reportagens
por mês.
Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login
Usuários do Poupatempo, serviço da gestão Doria (PSDB), não estão encontrando datas disponíveis para agendar a emissão do RG ou a renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) nas unidades da capital e da Grande SP.
A reportagem também tentou agendar a emissão de RG na manhã desta terça-feira (28) pela internet e não encontrou nenhuma data para os próximos dias nem para fevereiro.
E quem tentou fazer o agendamento pessoalmente nos totens do Poupatempo Sé, no centro, teve que enfrentar uma fila de 40 minutos de espera nesta terça-feira. Somente lá havia data para o mesmo dia ou para 3 de fevereiro.
A escriturária Daniela de Oliveira Franco, 27 anos, está desde o início do mês tentando agendar, pela internet e pelo telefone, a renovação do RG da filha de 7 anos no Poupatempo Itaquera, na zona leste, mas não encontra data. "Toda vez que entro no site diz que não tem data disponível. Tentei hoje [terça-feira] de novo e não consegui. Até mandei email para eles, mas não recebi nenhuma resposta. O meu caso não é tão urgente, mas é um descaso com a população, pois esse serviço não é de graça", afirmou Daniela.
O servidor público federal Samuel Teixeira, 35, também tentou agendar a emissão do RG do filho de 1 ano no Poupatempo de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, mas sem sucesso. "Está simplesmente impossível conseguir agendar um horário. Não tem nenhum disponível na página da internet e por telefone também não", afirmou.
Além da dificuldade de agendamento, muitas pessoas também estão reclamando da demora da entrega do RG. Há relatos de que a espera supera os 15 dias dados por alguns postos.
A empregada doméstica Fabiana Pereira da Silva, 39 anos, disse que o filho dela, Raywesley Pereira do Nascimento, 19 anos, fez o RG no dia 3 de janeiro e deram prazo de 15 dias para buscar. "Quando ele chegou lá disseram que ainda não estava pronto e mandaram voltar em cinco dias", afirmou ela, que fez uma reclamação na Ouvidoria do Poupatempo. "Somente ontem [segunda, dia 27] me ligaram e disseram que estava faltando documentos. Mas ele entregou todos os documentos quando foi tirar o RG", disse.
Usuários enfrentam fila de 40 minutos
Sem conseguir agendar serviços pela internet ou telefone, dezenas de pessoas também enfrentaram fila de 40 minutos nesta terça, no Poupatempo Sé, para marcar a renovação ou a segunda via da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
A motorista de aplicativo Neide Pacífico de Almeida, 53 anos, está há duas semanas tentando agendar a segunda pela internet e pelo telefone, mas sem sucesso. Como precisa da CNH para trabalhar, ela foi ao posto da Sé para buscar ajuda.
"O serviço de agendamento está um horror. Nunca tem data disponível e quando tem o sistema trava e não gera o protocolo. Ou seja, não agenda. Pagamos por um serviço caro para ter esse atendimento", disse.
Após enfrentar a fila, Neide conseguiu agendar no totem para sexta-feira (31), no posto da Sé. "É constrangedora essa situação. Passa raiva tentando agendar, paga condução, pega fila enorme. Aquilo não é um poupa tempo é uma canseira", afirmou Neide, que mora em Heliópolis, na zona sul.
O vigilante Marcos Ferro da Rocha, 42, também não conseguiu agendar pela internet a renovação da CNH. Ele está tentando marcar um horário há 15 dias, e preferiu ir pessoalmente para resolver o problema.
"Eu até consegui um horário para o posto da Lapa (zona oeste), mas não gerou o protocolo e não confirmou o agendamento. Por isso vim aqui", disse.
No totem ele conseguiu agendar para esta quarta (29). "Poderia ter sido mais fácil. Deixei de fazer várias coisas para vir aqui".
Resposta
O Poupatempo, serviço da gestão Doria (PSDB), disse que registrou pico de instabilidade no sistema de agendamento. À tarde, "todos os canais funcionavam normalmente".
Segundo o Poupatempo, o agendamento de serviços fica mais concorrido no período de férias, entre janeiro e fevereiro.
"Deste modo, para garantir novas opções de datas, o programa Poupatempo abre novas vagas sempre que a grade se esgota e já conta com horários disponíveis para atendimentos de RG e CNH nos dias 29 e 30 de janeiro, em unidades da capital e Região Metropolitana", disse em nota. A partir de 4 de fevereiro, serão ofertadas mais opções de dias e horários.
O Poupatempo disse que não há relação entre a instabilidade no sistema de agendamento e o prazo para a emissão dos documentos, que têm sido entregues dentro do prazo, entre cinco e 10 dias úteis. "Eventuais atrasos são pontuais e devidamente tratados e comunicados aos cidadãos."