Descrição de chapéu Coronavírus trânsito

Índice de isolamento social na capital paulista chega a 50%

Taxa teve um leve aumento em comparação com o domingo anterior, quando a marca foi de 47%

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A taxa de isolamento social registrada neste domingo (7) no estado de São Paulo chegou a 51%, segundo dados divulgados pelo Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, gestão João Doria (PSDB), no início da tarde desta segunda-feira (8).

Já na capital paulista, o número chegou a 50% também no domingo, seis pontos percentuais superior à marca registrada no sábado (6), que foi de 44%. Esse foi o melhor desempenho desde o dia 14 de fevereiro, quando a cidade registrou 48%.

No domingo anterior (28), antes do início da fase vermelha, o índice de isolamento na capital paulista foi de 47%. No estado foi de 48%.

No interior do Estado, as cidades de São Joaquim da Barra (67%), Mococa (66%), São José do Rio Pardo (65%), Bebedouro (63%) e Batatais (62%) lideram o ranking de municípios com maior taxa de isolamento social até este domingo.

O isolamento social é medido pelo Simi (Sistema de Monitoramento Inteligente), que acompanha 104 municípios com mais de 70 mil habitantes por meio de sinal de aparelhos celulares.

Movimentação de passageiros na estação da Luz, na região central de SP, na manhã desta segunda-feira (8) - Marlene Bargamo/Folhapress

Este final de semana foi o primeiro da fase vermelha do Plano São Paulo, a mais restritiva com relação a medidas de prevenção à Covid-19, que entrou em vigor em todo o estado no último sábado (6).

A fase vermelha anunciada pelo governador tucano na quarta-feira (3) vale até o dia 19 de março. Ela foi adotada como uma tentativa para frear a quantidade de casos e mortes, que vem crescendo de forma acelerada nos últimos dias.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que a taxa de isolamento social deva ser superior a 70%. Entretanto, o estado jamais atingiu essa marca, registrando a melhor taxa de 59% apenas em alguns domingos ao longo da pandemia. Desde o início da quarentena, as autoridades de Saúde do estado consideraram o nível de 55% como patamar mínimo a ser atendido.

De acordo com o infectologista Leonardo Weissmann, da Sociedade Brasileira de Infectologia, a taxa de isolamento ainda é preocupante. “Esse índice ainda é abaixo do que se espera. No momento crítico em que estamos vivendo, quanto menos pessoas circular, melhor”, declarou Weissmann.

Esta segunda-feira (8) foi o primeiro dia útil na fase vermelha do Plano São Paulo, que permite o funcionamento apenas de serviços considerados essenciais. Na capital, o Agora constatou aglomerações e fluxo contínuo de passageiros em trens e estações do metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Por meio de nota, o governo estadual, gestão João Doria (PSDB), os índices já apresentaram resultados positivos em relação ao final de semana passado (27 e 28 de fevereiro), quando o estado apresentou, 42% e 48%, respectivamente.

Ressalta ainda que o plano é respaldado por análises e pareceres do Centro de Contingência para permitir, de forma consciente e gradual, a retomada das atividades econômicas dos setores.

Notícias relacionadas