Descrição de chapéu Coronavírus

SP diz ter vacinado 33 mil pessoas em casa com 2ª dose da vacina

Segundo secretário, quase todas as pessoas que não foram tomar a dose de reforço estavam acamadas

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Durante o chamado Dia D, realizado no último sábado (5) para oferecer a dose de reforço a quem perdeu o prazo de tomar a vacina contra a Covid-19, a Prefeitura de São Paulo vacinou 33.166 mil pessoas que estavam em suas casas, segundo o secretário de Saúde, Edson Aparecido. A ação envolveu mais de 10 mil agentes de saúde só na capital.

Outras 46 mil pessoas procuraram os postos de vacinação para a segunda dose no sábado, segundo o secretário. Aparecido afirmou que o trabalho de busca ativa daqueles que perderam o prazo foi fundamental para que quase 80 mil pessoas recebessem a segunda dose.

Dia D de vacinação imunizou quase 80 mil pessoas que estavam com a segunda dose atrasada; deste total, 33 mil estavam em suas casas - Mathilde Missioneiro/5.jun.2021/Folhapress

“Ela [busca ativa] está sendo fundamental para localizar as pessoas que não podem se locomover, já que 99% das pessoas que nós alcançamos estavam acamadas, sem poder se levantar para ir tomar a segunda dose”, afirmou.

Segundo dados da prefeitura até o início da noite desta segunda, 104.885 pessoas são aguardadas para receber a segunda dose de vacina contra Covid-19.

O trabalho de busca ativa consiste no agente de saúde ligar para pessoa que perdeu o prazo de tomar a segunda dose e, caso ela não possa comparecer até o posto de vacinação, a equipe marca uma visita para aplicar a vacina onde ela estiver.

Foi dessa forma que agentes de saúde conseguiram localizar e vacinar, no último sábado, o aposentado Daniel Pedroso de Moraes, 76 anos. Acamado há dois anos devido a um ferimento a bala na região do abdômen, ele havia tomado a primeira dose da CoronaVac em sua casa, na zona leste, no dia 24 de março. Como ele não tinha como ir até o posto de vacinação, o reforço acabou sendo aplicado somente no sábado, mais de dois meses além do prazo limite prescrito pelo fabricante.

O aposentado Daniel Pedroso de Moraes, 76 anos, que está acamado, recebeu a segunda dose da vacina na presença do prefeito Ricardo Nunes, na casa dele, na Vila Chuca, zona leste da cidade de São Paulo - Mathilde Missioneiro/5.jun.2021/Folhapress

Como ainda falta vacinar mais de 100 mil pessoas que estão sem a dose de reforço por terem perdido o prazo, o trabalho continuará nessa semana, segundo o secretário.

Estado

Das mais de 400 mil pessoas em todo o estado de São Paulo que não apareceram para tomar a segunda dose, 119 mil foram aos pontos de vacinação no Dia D, no sábado.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde afirmou que a responsabilidade de realizar a busca ativa é dos municípios, porém, envia SMS e email para lembrar as pessoas para tomarem a dose de reforço. O número consta no pré-cadastro do site VacinaJá.

​Ainda segundo o governo estadual, cabe aos municípios realizar o cadastro devido de todos os vacinados na plataforma VaciVida.

Notícias relacionadas