Prefeitura reabre avenida Paulista para pedestres neste domingo
Tráfego de veículos será interrompido das 8h às 12h
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
O trânsito de carros será interrompido e a avenida Paulista (região central) voltará a ficar aberta para pedestres e ciclistas a partir deste domingo (18). A medida da Prefeitura de São Paulo tem caráter experimental, em horário reduzido, das 8h às 12h.
Os domingos na Paulista não eram os mesmos desde março de 2020, quando houve o recrudescimento da pandemia do novo coronavírus no Brasil e, para evitar aglomeração, o trânsito de veículos foi liberado totalmente na via.
Segundo o comitê de eventos da prefeitura, a liberação para pedestres e ciclistas ocorrerá no mesmo trecho que anteriormente, entre a praça Oswaldo Cruz e a rua da Consolação.
Apesar da medida, os frequentadores deverão seguir os protocolos estabelecidos pela Vigilância Sanitária, com o uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento, evitando as aglomerações.
A prefeitura diz que o período de testes entre 8h e 12h foi escolhido justamente por ser mais tranquilo em relação ao número de pessoas. A decisão de interromper o tráfego de veículos e reabrir a via para pedestres foi tomada porque, segundo a administração municipal, 70% da população elegível já foi vacinada com ao menos uma dose contra a Covid-19.
A gestão Ricardo Nunes (MDB) também analisa, em uma segunda etapa, promover a abertura do Vale do Anhangabaú (região central).