Santos interrompe vacinação contra Covid-19 por falta de doses
Segundo Secretaria Municipal da Saúde da cidade do litoral paulista, faltam ao todo 28.210 vacinas para pessoas de 18 a 36 anos
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
A Prefeitura de Santos (72 km de SP) anunciou a suspensão nesta quinta-feira (12) da vacinação contra a Covid-19 de pessoas com mais de 18 anos de idade, além da segunda dose de quem tomaria o reforço da Coronavac, entre quarta (11) e quinta.
Faltam 28.210 mil doses para a retomada da vacinação destes públicos, segundo afirmou o secretário da Saúde de Santos, Adriano Catapreta, em entrevista ao Agora, na manhã desta quinta-feira.
O governo estadual disse que enviará, nesta sexta-feira (13), 27,2 mil doses à Baixada Santista, das quais 5,6 mil são para Santos, número ainda insuficiente, cobrindo quase 20% da demanda necessária informada pela prefeitura.
A gestão Rogério Santos (PSDB) alega aguardar o envio de doses do governo estadual para retomar a imunização de pessoas de 35 e 36 anos, que deveriam ter tomado a segunda dose da Coronavac na quarta-feira (11), e para o público de 30 a 34 anos, que deveria completar o ciclo vacinal nesta quinta. Faltam para esses grupos, ainda de acordo com o secretário da Saúde de Santos, 19.210 doses de vacina.
Com relação à faixa etária de 18 a 24 anos, a prefeitura do litoral acrescentou ter recebido da gestão João Doria (PSDB), na segunda-feira (9), 16.994 doses, representando 62,5% da demanda necessária para a cidade. Para concluir a vacinação desta faixa etária, que segundo o governo estadual deve ocorrer até a próxima segunda-feira (16), faltam cerca de 9.000 vacinas.
O titular da pasta da Saúde da cidade litorânea acrescentou ter conversado com o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, que teria afirmado, na quarta-feira, sobre o recebimento de um novo lote da Coronavac.
Segundo a gestão João Doria, chegaram cerca de 2 milhões de doses da Coronavac, "prontas para a aplicação", por volta das 21h desta quarta, no aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos (Grande SP).
"Conversamos com o Jean [Gorinchteyn], e ele falou ontem [quarta] que recebeu a Coronavac, e que também já pediu para distribuir", afirmou Catapreta, acrescentando ser a terceira vez que a cidade do litoral fica sem doses de vacinas contra o coronavírus.
Vacinação
Para esta quinta, está mantida em Santos a vacinação de reforço, com doses da Oxford/AstraZeneca, em várias faixas etárias. Ao todo, 33 postos e 22 policlínicas aplicam a vacina, das 8h às 16h (veja endereços abaixo).
Todos devem apresentar a carteira de vacinação, documento com foto, CPF e comprovante de residência em Santos, ressalta a prefeitura.
Boletim da Prefeitura de Santos, desta quarta, indica que 2.009 pessoas morreram por causa da Covid-19 na cidade. Até o momento, 49.941 casos testaram positivo para o vírus. A taxa geral de ocupação de leitos para pessoas com coronavírus está em 30% e, dos leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), em 34%.
Resposta
O governo estadual, gestão João Doria (PSDB), afirmou que vai enviar, nesta sexta-feira, 27,2 mil doses de vacinas contra a Covid-19 à Baixada Santista, das quais 5,6 mil destinadas para a cidade de Santos.
"Além disso, nesta semana o município já recebeu um total de mais de 23,3 mil doses para avanço na campanha", diz trecho de nota.
O governo acrescentou que Santos conta com saldo de 27 mil doses, considerando que a cidade recebeu 498,3 mil doses, das quais aplicou 471,1 mil.
"É dever do município organizar a demanda local e programar eventuais calendários próprios considerando este cronograma estadual, que baliza a distribuição e logística das doses para todas as 645 cidades de São Paulo", afirma trecho de nota.
Sobre este ponto, o secretário da Saúde de Santos afirmou que o município "não estoca vacinas, seguindo orientação do governo do estado".
A gestão Doria disse ainda atuar "com agilidade" para distribuir vacinas, "conforme recebe novas remessas do governo federal, que tem atrasado as entregas ao estado de São Paulo e a todo o país."
ONDE SE VACINAR EM SANTOS
POSTO EXTERNO - das 8h às 16h
- Aparecida – Clube Atlético Santa Cecília (rua Comendador Alfaia Rodrigues, 269)
- Campo Grande - Igreja Evangélica Projeto de Deus (rua Carvalho de Mendonça, 596)
- Embaré – Centro Comunitário da Igreja São Benedito (av. Afonso Pena, 360)
- Gonzaga – Estacionamento da Igreja Universal do Reino de Deus (Aa. Ana Costa, 329)
- Marapé - Escola de Samba União Imperial (rua São Judas Tadeu, 20)
- Vila Mathias - Igreja Batista Peniel (rua Almeida de Moraes, 54)
- Pompeia - Igreja Nossa Senhora do Rosário da Pompeia (praça Benedicto Calixto, 1)
- Ponta da Praia - Ginásio do Complexo Esportivo Rebouças (praça Engenheiro José Rebouças s/nº)
POLICLÍNICAS – das 8h às 13h
ZONA NOROESTE
- Policlínica Alemoa (rua Afonsina Proost de Souza s/nº)
- Policlínica Areia Branca (rua Francisco Lourenço Gomes, 118)
- Policlínica Bom Retiro (rua João Fraccaroli s/nº)
- Policlínica Castelo (rua Francisco de Barros Melo, 184)
- Policlínica Rádio Clube (avenida Hugo Maia s/nº)
- Policlínica São Manoel (praça Nicolau Geraigire s/nº)
- Policlínica São Jorge e Caneleira (rua Francisco Ferreira Canto, 351)
- Policlínica Piratininga (praça João de Moraes Chaves s/nº)
MORROS
- Policlínica Valongo (rua Prof. Maria Neusa Cunha s/nº)
- Policlínica Morro São Bento (rua das Pedras s/nº)
- Policlínica Morro José Menino (rua Doutor Carlos Alberto Curado, 77)
- Policlínica Monte Serrat (praça Correia de Melo s/nº)
- Policlínica Morro Vila Progresso (rua Três, casas 1 e 2 Vila Telma)
- Policlínica Morro Santa Maria (rua 10 s/nº)
- Policlínica Morro da Penha (rua Três, 150)
- Policlínica Nova Cintra (rua José Ozéas Barbosa s/nº)
- Policlínica Jabaquara (rua Vasco da Gama, 32)
CENTRO
- Policlínica Martins Fontes (rua Luiza Macuco, 40)
- Policlínica Vila Nova (praça Iguatemi Martins s/nº)
- Policlínica Conselheiro Nébias (av. Conselheiro Nébias, 457)
ÁREA CONTINENTAL
- Policlínica Caruara (rua Andrade Soares s/nº)
- Policlínica Monte Cabrão (av. Principal s/nº)