Bertioga aplica dose de reforço em profissionais da educação para evitar que vacina vença

Cidade do litoral paulista diz que imunizantes são remanescentes dos faltosos

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A Prefeitura de Bertioga (103 km de SP), no litoral paulista, começou nesta sexta-feira (22) a aplicar dose adicional da vacina contra Covid-19 em profissionais da educação que tenham recebido a segunda dose do imunizante até o dia 31 de maio.

Segundo a Secretaria de Saúde do município, os imunizantes da Pfizer são remanescentes dos faltosos que não compareceram aos postos para receber a segunda dose da vacina e cujo prazo de vencimento, após descongelamento, é de 30 dias.

"As vacinas já vêm do governo do estado descongeladas e não há como o município interferir", afirma a prefeitura, em nota.

Ainda de acordo com o texto, para este público não é necessário agendamento online, apenas a apresentação de um um documento que comprove o vínculo empregatício —tanto na rede pública quanto na privada—, carteira de vacinação, documento de identidade com foto e CPF. A campanha acontece no Ginásio de Esportes Alberto Alves, e na Vila do Bem Chácaras e do Bem Boracéia.

A Prefeitura de Guarujá (86 km de SP) também está aplicando a terceira dose da vacina em profissionais de educação, em idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, assistência social, segurança pública, dos cemitérios e serviços funerários. Em todos os casos é preciso ter tomado a primeira dose há pelo menos seis meses. "Há vacinas suficientes no estoque municipal para a medida", diz a prefeitura, em nota.

A Secretaria Municipal de Saúde do Guarujá afirma que disponibiliza oito postos fixos de vacinação no Ginásio Guaibê e em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e Usafas (Unidades de Saúde da Família).

O governo de São Paulo, gestão João Doria (PSDB), afirma que no momento a estratégia da dose adicional abrange profissionais de saúde, imunossuprimidos e idosos, que devem ser integralmente supridos conforme estabelecido pelo Plano Estadual de Imunização, e ainda não deu previsão de incluir os profissionais da educação.

"O estado envia remessas de doses suficientes para os públicos-alvo da campanha, com orientações quanto a aplicação, sendo responsabilidade dos municípios a priorização destes grupos, assim como o devido aproveitamento dos quantitativos recebidos e o cumprimento do plano de imunização", afirma o governo paulista.

Notícias relacionadas