São Judas terá sequência de missas em SP no dia do santo das causa impossíveis

Mais de 100 mil pessoas são esperadas em paróquia da capital paulista; veja programação

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Mariane Ribeiro
São Paulo

Após receber 100 mil fiéis nas comemorações em 2020, mesmo com restrições por causa da pandemia do novo coronavírus, a Paróquia Santuário São Judas Tadeu, na zona sul da cidade de São Paulo, prepara uma longa programação para comemorar o dia do santo das causas impossíveis nesta quinta-feira (28), com a expectativa de receber um público ainda maior.

Com a primeira celebração programada para as 5h e a última às 19h30, a festa terá em sua programação 12 missas, bênçãos de meia em meia hora, atendimento de confissões e visitação à imagem do padroeiro durante todo o dia. Porém, assim como em 2021, não será realizada a tradicional procissão.

O padre Daniel Campos, administrador paroquial do santuário, afirma que a expectativa é que o evento receba mais fiéis do que em 2020.

Celebração no Santuário de São Judas Tadeu, na zona sul de São Paulo, em 2020, com restrições por causa do novo coronavírus - Rivaldo Gomes - 28.out.20/Folhapress

"No ano passado, mesmo com todas as restrições, com o medo que se tinha, tivemos esse número [cerca de 100 mil fiéis] e 4.500 hóstias consumidas. Então, esperamos mais de 100 mil pessoas. Talvez um número mais próximo ao de 2019, em que 300 mil fiéis compareceram", afirma o padre.

Segundo o religioso, as celebrações serão realizadas em diversos espaços e com horários próximos para que todos os fiéis consigam participar da comemoração sem aglomeração. O uso de máscara será obrigatório.

As missas das 7h, 12h, 15h e 17h serão transmitidas pelo Facebook e pelo canal do santuário no YouTube. A das 9h será transmitida pela TV Aparecida e a das 17h, pela rádio 9 de Julho.

A programação contará com três missas solenes. A primeira será às 9h e será presidida pelo padre Daniel. A segunda, acontecerá às 12h e terá à frente dom Ângelo Ademir Mezzari, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo (região Ipiranga). Já a terceira terá início às 17h e será comandada pelo cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo.

Pelo segundo ano seguido, o famoso bolo de São Judas será vendido em embalagens individuais e descartáveis. "Vamos seguir vendendo o bolo em porções. Acho que é um ganho do ano passado e a tendência é que a gente mantenha isso para as próximas festas. Vai custar R$ 6 o pedaço", afirma o padre Campos.

Localizada na avenida Jabaquara, 2.682, na zona sul de São Paulo, a Paróquia Santuário São Judas Tadeu contará com um esquema especial ao seu redor durante toda quinta-feira.

Segunda a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), das 6h às 20h a avenida Piassanguaba, entre a alameda dos Ubiatãs e a avenida Jabaquara, e a alameda dos Guaiós, entre as avenidas Piassanguaba e Itacira, ficarão interditadas.

História

A festa, que é realizada pela paróquia desde 28 de Outubro de 1940, tem neste ano um significado e um valor ainda mais importante, segundo o padre Daniel Campos.

"São Judas é considerado o santo padroeiro das causas impossíveis e, neste momento, a gente precisa de esperança, de pontos de referência para que a gente consiga lidar com os momentos de conflito, com os momentos difíceis", afirma. "Vejo a devoção a São Judas ou a perspectiva espiritual como extremamente importante neste momento de dificuldades econômicas, de pessoas sem trabalho, sem tem o que comer", diz o padre.

Ele que acredita que muitos fiéis vão até a igreja para agradecer. "Tem muitas pessoas que virão também para demonstrar o agradecimento fruto de uma graça conquistada, como a cura da Covid-19, ou por ter conseguido passar por essa situação ileso, ou mesmo outras situações."

Programação da Festa de São Judas Tadeu

Missas:

  • 5h – Missa na igreja nova
  • 6h – Missa na igreja nova
  • 7h30 – Missa na igreja nova
  • 8h – Missa na quadra da obra social
  • 9h – Missa Solene na igreja nova (presidida pelo administrador paroquial do santuário, padre Daniel de Campos)
  • 10h30 – Missa na quadra da obra social
  • 12h – Missa solene na igreja nova (presidida por dom Ângelo Ademir Mezzari, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo para a Região Episcopal Ipiranga)
  • 13h30– Missa na quadra da obra social
  • 15h – Missa na igreja nova
  • 16h – Missa na quadra da obra social
  • 17h – Missa solene na igreja nova (presidida pelo cardeal dom Odilo Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo)
  • 19h30 – Missa na igreja nova + live de apresentação musical com os seminaristas dehonianos

Transmissão pela internet

Atendimento:

  • Visitação à imagem de São Judas Tadeu: das 5h às 21h
  • Bênçãos: De meia em meia hora, das 5h30 às 21h, na Sala São Judas
  • Confissões: Das 5h às 20h, no salão Dehon

Fonte: Paróquia de São Judas Tadeu

Notícias relacionadas