Sem perseguição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na última terça-feira (23), O Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou a sentença que condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do tríplex do Guarujá.

O ex-presidente Lula durante caravana do PT ao Sul do país no ano passado, antes de ser preso. - Marlene Bergamo - 20.mar.18/Folhapress

Agora fica ainda mais difícil dizer que o líder petista é vítima de perseguição política.

Afinal, com a decisão unânime dos quatro ministros do STJ, chega a sete o número de magistrados que confirmaram a sentença original, determinada pelo então juiz Sergio Moro, hoje ministro de Jair Bolsonaro (PSL).Preso desde o ano passado, Lula tem todo o direito de considerar a sentença injusta. Sua defesa queria anular o processo, mas os ministros rejeitaram essa ideia. Outras duas instâncias do Judiciário tiveram o mesmo entendimento.

O ex-presidente ainda tem a oportunidade de recorrer ao próprio STJ. Depois, ao Supremo Tribunal Federal (STF) —a última esperança de conseguir se livrar da condenação.

A boa notícia para Lula é que o STJ baixou a pena. Assim, ele poderá, ainda neste ano, ganhar o direito ao regime semiaberto —ou seja, deixar a PF em Curitiba e voltar a circular pelas ruas.

Mas, para isso, Lula dependerá do andamento de outros processos que enfrenta e de um posicionamento definitivo do Supremo sobre condenados em segunda instância.

O STF ainda vai decidir se esses condenados devem ou não cumprir logo suas penas, sem esperar o esgotamento de recursos em tribunais superiores. Com o destino de Lula em jogo, a pressão é grande para que isso seja resolvido de uma vez.

É fundamental que os ministros do Supremo tratem logo essa questão, com rigor e independência.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.