VAR impede a classificação do Brasil para o mata-mata

Árbitro de vídeo anula os gols de Gabriel Jesus e Philippe Coutinho

São Paulo

Vaiado e ouvindo a torcida ironizar com o coro de olé nos acréscimos da etapa final, a cada toque dos venezuelanos, o Brasil não conseguiu superar a retranca do rival e empatou sem gols, nesta terça-feira (18), na Arena Fonte Nova.

O grande personagem na partida foi o árbitro de vídeo. O Brasil marcou dois gols, com Gabriel Jesus e Philippe Coutinho. O juiz Julio Bascuñan (CHI) e os seus auxiliares não viram irregularidades, mas os ajudantes fora de campo notaram irregularidades e, após consultar o monitor, as decisões frustraram a torcida brasileira em Salvador.

O juiz chileno Julio Bascuñan apita o fina da partida na Arena Salvador.
O juiz chileno Julio Bascuñan apita o final da partida na Arena Fonte Nova em Salvador; após consulta ao árbitro de vídeo, ele anulou os gols de Gabriel Jesus e Philippe Coutinho. - Raul Arboleda/AFP

Além da chateação com os dois gols não confirmados, o público no estádio ficou extremamente desapontado com o futebol apresentado pelos comandados do técnico Tite. Esse clima hostil lembrou o ocorrido há 30 anos, também na Copa América, quando a torcida baiana, irritada com a não convocação do atacante Charles, do Bahia, “jogou” contra a seleção então dirigida por Sebastião Lazaroni.

Os jogadores atuais não aprenderam a lição da estreia contra a Bolívia, no estádio do Morumbi, na última sexta-feira (14).

O roteiro foi bem parecido. Os brasileiros tiveram controle total da posse de bola, um excesso de cruzamentos para o centro da área, território para avançar até a entrada da área, mas não houve nenhuma finalização a qual o goleiro Fariñez teve que realizar uma defesa espetacular.

Na volta para etapa final, Tite tentou dar mais força ofensiva e trocou o atacante Richarlison por Gabriel Jesus. A mudança até deixou o conjunto mais solto. Em posição de impedimento, aos 16min, o camisa 9 aproveitou uma rebatida do zagueiro Chancellor e marcou. A festa durou pouco e o VAR anulou o tento.

A torcida exigiu a entrada de Everton e Tite, aos 27min, atendeu o pedido. Elétrico, o gremista chamou a responsabilidade e construiu a jogada do segundo gol. Philippe Coutinho vibrou muito aos 42min. O problema que a bola do seu chute bateu em Firmino, que estava em posição irregular, antes de entrar. De novo, após consultar o VAR, a jogada foi outra vez impugnada.

Caso vencesse o Brasil jogaria contra o Peru, em São Paulo, na Arena Itaquera, sábado (22), classificada. Agora, o time joga pelo empate, em Itaquera. A Venezuela, que não sofreu quatro gols graças ao VAR e um por decisão do juiz, também vai às quartas de final, caso derrote a Bolívia, no Mineirão. 

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.