Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: Nem de graça

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

"Quando nada acontece há um grande milagre acontecendo que não estamos vendo." Imortal, Guimarães Rosa continua gigante, mas cada semana em que a bola rola e Neymar não joga bola muda o patamar do craque-mimado na história. Quando o ex-menino de 27 anos vai agir como homem? Tá lento... Talento desperdiçado.

Claudio Oliveira

"As coisas mudam no devagar depressa dos tempos." Ex-futuro candidato a melhor do mundo, hoje Neymar é chacota. Sinônimo de queda, em todo o planeta bola. Imagem firme de cai-cai, descer até o chão em camarote no Carnaval em período de recuperação queima o filme. "Felicidade se acha é em horinhas de descuido." Alegria e ousadia só são vistas em vídeos com Anitta, Paula Fernandes. Futebol não é micareta e cobra caro de quem passa a imagem de traíra, picareta.

"Digo: o real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia." A torcida de Paris, em uníssono, xingando-o e o mandado vazar correu todo o mundo. Neymar não é mais a promessa do Santos que escondeu que jogou vendido a final contra o Barcelona, nem é o que virá a ser se um dia resolver ser alguém. Neymar é o que é hoje, é quem saiu pelas costas do Santos, do Barça e do PSG, é quem não virou o melhor do mundo que disseram que iria ser. Aliás, pelo segundo ano seguido, não está nem na lista nem dos dez melhores.

Futebol é parte da vida. "Viver é etecetera." A vida precisa ser reta, ter direção. "Saudade é ser, depois de ter." Neymar jogou muito onde passou e não é benquisto nem querido em nenhum lugar que passou.

Mbappé, o craque do PSG, deu um empurrão para o mala não aparecer na foto do time campeão. "Quem muito se evita, se convive." Neymar nunca fez parte do time. O papai e os parças passa-panos sempre foram a sua equipe. E se alguém não paparica é retribuído com chilique.

"No mais, mesmo, da mesmice, sempre vem a novidade." O novo é que o discurso de menino já não cola. Neymar chegou entre os grandes, mas não permaneceu. "O rio não quer chegar, mas ficar largo e profundo..." Para a torcida do PSG, não há futuro. "Para ódio e amor que dói, amanhã não é consolo." O estrago já foi feito.

Há algo mais patético do que um mea-culpa patrocinado? "Viver de graça é mais barato."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.