Santos goleia Flamengo e é vice do Brasileiro

Equipe alvinegra atropela campeão na Vila Belmiro

Miro Neto
São Paulo

Em uma tarde marcante na Vila Belmiro lotada, o Santos despediu-se da temporada em grande estilo. A equipe goleou o Flamengo por 4 a 0, "carimbou a faixa" do Rubro-Negro, que estava invicto havia 29 partidas no ano, e assegurou o vice-campeonato brasileiro.

Com 74 pontos, o Alvinegro fechou a campanha com pontuação de tal forma expressiva que ela bastaria para o título nas edições de 2009, 2010, 2011 e 2017. De quebra, o confronto, que pode ter marcado a despedida do técnico Jorge Sampaoli, desejado pelo rival Palmeiras, injetou R$ 31,3 milhões a mais nos cofres do clube com a premiação ao segundo colocado.

Sasha e Sánchez comemora na fácil vitória do Santos - Ivan Storti/Santos FC

O Santos teve uma atuação do nível dos seus melhores momentos sob o comando de Sampaoli. Com marcação incansável da saída bola —uma receita que o próprio Flamengo costuma aplicar— e intensa movimentação, o Peixe estrangulou o adversário e teve mais posse de bola. Após dez primeiros minutos que sugeriam equilíbrio, o Alvinegro assenhorou-se do jogo e não arrefeceu em nenhum momento.

Aos 14min, o placar foi inaugurado com Marinho. A bela conclusão do atacante saiu após rápida trama que envolveu também Sánchez e Soteldo. Seria uma das várias trocas de passes entre os dois estrangeiros, principais responsáveis por atordoar a defesa do Flamengo.

Sánchez fez o segundo dos mandantes aos 22min. O lance nasceu de uma falha gritante, e rara, de Filipe Luís. O lateral errou o passe e acabou dando uma assistência para o camisa 7 do Santos concluir com muita precisão.

Para o segundo tempo, Jorge Jesus sacou Bruno Henrique, muito vaiado pelos santistas em sua volta à Vila. A entrada de Vitinho pouco efeito surtiu. O terceiro gol, que ceifou qualquer expectativa de reação flamenguista, saiu em mais uma jogada do arisco Soteldo. O elétrico atacante cruzou para Sasha concluir.

Sánchez, o nome do jogo, fez o quarto aos 39min, após cruzamento de Victor Ferraz. Com 19 gols, o uruguaio vai para as férias como o artilheiro da equipe em 2019.

Ao apito final, a torcida, em êxtase com a atuação e o placar na Vila Belmiro, aplaudiu o time e gritou "fica, Sampaoli".

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.