Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: Grafite cobra mais participação de atletas

São Paulo

Vem novamente à disputa, meu povo, à luta... Alô, povão, agora é fé! Enquanto caminhamos para um mês com um militar “interino-efetivo” no ministério da Ressurreição e da Cloroquina (a antiga pasta da Saúde) e o Brasil bate recordes de mortes, a cartolagem coça o bolso e se assanha para a volta do futebol: é o armagedon!

O ex-atleta e hoje comentarista Grafite, parceiro de luta antifascista pela democracia, rabiscou geral e pediu mais atenção à saúde de todos os envolvidos no futebol.

“Ainda que os atletas cumpram o procolo [sanitário] do clube, e os funcionários mais humildes que pegam lotação para ir ao clube? Vão usar o mesmo protocolo?”, questionou Grafite, lembrando que o futebol é coletivo.

Jogadores entram em campo com uma faixa escrita Racismo
Liderado por Grafite, Tricolor vai a campo em Mogi Mirim com faixa contra o racismo. No jogo anterior, contra o Quilmes-ARG, o jogador acusou o argentino Leandro Desábato por ofensas racistas - Jefferson Coppola - 17.abr.05/Folhapress

“O atleta é o protagonista, mas, para a bola rolar, existe o treino, a alimentação, a parte fisiológica, o descanso, toda uma equipe de profissionais envolvida. Tem o torcedor no estádio, a organização, quem trabalha na limpeza da concentração”, disse.

Mas, se o atleta é o protagonista, ele tem que bater na mesa e dizer que não joga! “Não só na pandemia, Vitão, os atletas têm que ser mais escutados no calendário, no número de jogos. É impossível manter o nível técnico, físico e mental e evitar contusões com essa carga de jogos, com as distâncias continentais do Brasil.”

Como atacante que também marcava, Grafite mordeu e assoprou a boleirada do país.

“Lá atrás, com o Bom Senso, não rolou porque a cartolagem privilegiou o negócio, mas os atletas têm que voltar a ter voz mais ativa! Ex-atletas estão preparados e têm de assumir cargos nas federações. Foi-se o tempo em que jogador de futebol era tudo burro, que não sabia falar. Hoje a maioria já tem uma segunda renda além do futebol”, completou.

Em tese, estou com Grafite. Mas lembro que Platini, Marin e Nuzman são todos ex-atletas picaretas (e o francês foi um cracaço). E, com exceção do Zé da Medalha, que o são-paulino quer esquecer que foi ponta direita do seu time, falam muito bem...

Eduardo Galeano: “Na luta do bem contra o mal, é sempre o povo que morre”.


Sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL. É tudo nosso! É nóis na banca!

Vitor Guedes
Vitor Guedes

43 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.