Palmeiras derruba Ponte e mira vingança contra seu maior rival

Garoto Patrick de Paula põe Verdão na decisão contra o Corinthians, carrasco dos últimos anos

São Paulo

O Palmeiras cumpriu seu papel na semifinal do Campeonato Paulista. A equipe conseguiu se impor sobre a Ponte Preta no Allianz Parque, no domingo (2), venceu por 1 a 0 e avançou à decisão como o dono da melhor campanha da competição.

O adversário nos jogos derradeiros será novamente o Corinthians, que tem castigado o arquirrival nos confrontos recentes. As equipes se enfrentaram na decisão de 2018, com triunfo alvinegro no Allianz Parque, nos pênaltis.

Desta vez, de novo, a decisão começará no estádio de Itaquera. A taça será erguida por quem sobreviver ao jogo da volta, no Allianz. As partidas estão marcadas para quarta-feira (5), às 21h30, e sábado (8), às 16h30.

Patrick de Paula é abraçado depois de marcar o gol da vitória verde - Rubens Cavallari/Folhapress

Para se colocar na final e alimentar a sede de vingança contra o principal adversário de sua história, o Palmeiras mostrou superioridade sobre a Ponte Preta. Ainda que sem torcida em seu estádio, algo que virou regra na retomada do futebol em meio à pandemia do novo coronavírus, os donos da casa se impuseram desde o início do duelo.

O triunfo poderia ter sido mais tranquilo se tivesse havido um maior aproveitamento das múltiplas oportunidades criadas no primeiro tempo.

O goleiro Ivan e o travessão tiveram atuações quase perfeitas até o intervalo. Só não impediram que o jovem meio-campista Patrick de Paula, de 20 anos, balançasse a rede.

Ivan fez ao menos três defesas importantes. Rony teve duas oportunidades e parou no guarda-metas, que também se saiu bem em um confronto com Willian. Em um cabeceio do paraguaio Gustavo Gómez, foi o travessão que o salvou.

Parecia que a Ponte sobreviveria à metade inicial do jogo sem ser vazada, mas o Palmeiras finalmente chegou ao gol aos 46min. Após um corte parcial de Apodi, Patrick de Paula ficou com sobra na meia-lua e bateu com força de pé esquerdo. A bola foi desviada na marcação e enganou Ivan.

Atrás no marcador, a Ponte Preta se viu obrigada a buscar o ataque após o intervalo. O técnico João Brigatti trocou Dawhan e Jeferson por Danrley e Moisés, mudando a cara do jogo.

Os visitantes se viram no campo de ataque com muito mais frequência. João Paulo não demorou a obrigar Weverton a fazer uma boa defesa para segurar a vantagem alviverde.

O ímpeto alvinegro abriu mais espaços para as investidas dos anfitriões, e o embate ficou mais aberto. Na maior parte do tempo, porém, o Palmeiras conseguiu controlar as ações para confirmar sua classificação à final estadual.

“É uma história. Falei para os jogadores que tínhamos a possibilidade de chegar a mais uma final. Agora, é um clássico, um adversário difícil, que vem tendo uma superioridade sobre o Palmeiras. Mas essas coisas acabam. Vamos trabalhar bem a equipe e nos preparar para uma decisão. Temos a proposta de sair da fila”, disse Vanderlei Luxemburgo.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.