Descrição de chapéu Opinião

A bola é um detalhe: Obsolescência planejada

Abandonar o complexo esportivo do Ibirapuera foi passo fundamental no plano de entregá-lo e derrubá-lo

São Paulo

Fiquei fascinado, na sétima ou na oitava série, quando uma professora explicou o conceito de obsolescência planejada. Não que a ideia fosse inspiradora, mas aquela aula foi um marco, senti que finalmente entendia o mundo, ou ao menos parte dele.

É claro que eu não tinha entendido nada, e continuo não entendendo. Porém um pouco da minha inocência ficou no colégio naquele dia.

Como sabe o leitor, obsolescência planejada é a programação estabelecida para que um produto vendido logo fique defasado. Quando você compra um celular, por exemplo, sabe que em não muito tempo ele estará desatualizado, obsoleto, e tentarão lhe empurrar um modelo mais moderno.

Ao se deparar com algum anúncio de qualquer bugiganga “de última geração”, tenha a certeza de que a geração não é tão última assim. Já há mais umas duas na fila, com o seu nome na etiqueta, para que você compre de novo e de novo.

Adulto, eu conheci outro tipo de obsolescência planejada, adotada por administrações públicas particularmente afeitas a privatizações e concessões. Antes de entregar o estádio, a estrada ou o aeroporto à iniciativa privada, o governante o abandona por completo.

Os cupins tomam conta, as goteiras se instalam. Aí, o argumento para justificar a entrega passa a ser justamente esse abandono, como se não fosse o próprio governo o responsável pelo estado lastimável.

É o que estamos vendo na ânsia de João Doria Jr. para derrubar o complexo esportivo do Ibirapuera. É como se dissesse: “Olha como está arrebentado, precisamos deixar nas mãos de alguém que modernize tudo”.

Abandono do Ibirapuera foi bem planejado - Gabriel Cabral - 22.dez.19/Folhapress

É óbvio o interesse comercial. E é óbvio, como mostraram as barragens estouradas em Mariana e Brumadinho, ou como está mostrando o apagão no Amapá, que a iniciativa privada não oferece necessariamente um firme compromisso com a qualidade.

Para ficar em São Paulo, poderíamos falar aqui sobre as estradas do estado, suas obras e seus contratos. Mas é melhor sair Dersa.

Marcos Guedes
Marcos Guedes

33 anos, é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e, como o homenageado deste espaço, Nelson Rodrigues, acha que há muito mais no jogo do que a bola, "um ínfimo, um ridículo detalhe". E-mail: marcos.guedes@grupofolha.com.br

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.