Descrição de chapéu Opinião

Bola pro mato: Lusa e XV dão última cartada

Clubes chegam às quartas de final da Copa Paulista em busca de calendário nacional

São Paulo

Dois dos mais tradicionais clubes do estado de São Paulo, Portuguesa e XV de Piracicaba têm em comum —além de dividirem as mesmas competições atualmente— um passado glorioso, nomes de respeito e torcidas apaixonadas.

Ambos estão a quatro passos, ou melhor, a quatro jogos de salvar um ano que já foi suficientemente castigado pela pandemia do novo coronavírus, em todos os aspectos, dentro e fora do mundo da bola.

O zagueiro Diego Jussani, que disputou a última Série A-2 pelo XV de Piracicaba, agora defende a Portuguesa na Copa Paulista
O zagueiro Diego Jussani, que disputou a última Série A-2 pelo XV de Piracicaba, agora defende a Portuguesa na Copa Paulista - Dorival Rosa/Portuguesa

Depois de amargar novas decepções na Série A-2 do Paulista —o time zebrado caiu na semifinal pelo terceiro ano seguido, enquanto a equipe do Canindé foi eliminada pelo próprio —XV, a dupla busca a redenção, que viria por suas inclusões no calendário nacional em 2021.

Para isso, eles precisam ao menos chegar à final da Copa Paulista. O campeão provavelmente escolherá fazer parte da Série D, o quarto escalão do Campeonato Brasileiro, enquanto o vice poderá contar com a verba mais polpuda da Copa do Brasil

Com duas vitórias por 1 a 0 sobre o Nacional, também da capital, a Lusa avançou às quartas de final e mantém a melhor campanha entre todos os participantes.

Já o Nhô Quim sofreu mais que o esperado, mas conseguiu ficar entre os oito que seguirão na briga com a vitória por 2 a 1 sobre o Atibaia, nesta quarta (2), após empatar em Americana. Ainda assim, o XV também ostenta um dos melhores desempenhos na competição estadual.

A tarefa não será fácil, já que nomes como São Bernardo —que, aliás, também bateu na trave na última Série A-2—, Água Santa, Comercial, Marília e Portuguesa Santista e Ferroviária (ou Botafogo) também seguem vivos no mata-mata.

O clima, porém, é de otimismo tanto no Alvinegro de Piracicaba quanto no Rubro-Verde da capital. Depois de tantos rebaixamentos, vexames e dívidas acumuladas, a Lusa merece reencontrar a luz no fim do túnel no ano do centenário. Para o Nhô Quim, passou da hora de voltar a ser protagonista no estado.

Em algum momento, as sombras hão de passar.

Luís Marcelo Castro
Luís Marcelo Castro

38 anos, é jornalista formado pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica), coordenador do caderno Vencer e apaixonado pelo futebol do interior de São Paulo e do Brasil. E-mail: marcelo.castro@grupofolha.com.br

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.