Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: Pragmático, São Paulo abre folga e caminha para o título

Equipe de Diniz também pode beliscar o inédito caneco da Copa do Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Tem dor que é pra gente carregar sozinho e não dividir o pranto com ninguém, por isso me deixa só nesse cantinho, só eu sei pra minha dor o que convém... Alô, povão, agora é fé! Escolado por tropeços e eliminações traumáticas, Tricolor faz jogo sólido, seguro, convencional, vence Sport por 1 a 0, abre folga na liderança beneficiado pelo empate do Atlético-MG e caminha, sem sustos, para acabar com a incômoda fila de títulos.

Quem diria que o time de Fernando Diniz (igualmente exaltado e criticado por invencionices e grandes invenções, dependendo do gosto de quem relata) viraria uma equipe "antidinizista"?

Luciano comemora o gol da vitória do São Paulo sobre o Sport, no Morumbi, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro
Luciano comemora o gol da vitória do São Paulo sobre o Sport, no Morumbi, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro - São Paulo FC

O 1 a 0, anotado no início por Luciano, veio em uma bola parada, após escanteio cobrado por Daniel Alves e falha do goleiro Luan Polli, que foi com mão de alface e não fez a defesa.

Depois, o São Paulo, muito bem posicionado na defesa, praticamente não correu riscos no Morumbi. E, em nenhum momento, forçou para ampliar o marcador. À vera, até poderia ter feito mais, já que é infinitamente superior ao Sport, mas se comportou em campo, inteligentemente, para administrar a vantagem mínima.

Como o adversário, fiel ao estilo do treinador Jair Ventura, não se soltou e preferiu levar a desvantagem de um gol até o fim a se arriscar, o 1 a 0 favorável ao líder prevaleceu... Justo!

Provavelmente, com postura similar a de ontem, o São Paulo teria eliminado o catadão do WhatsApp travestido de Mirassol, no Campeonato Paulista, e o Lanús, na Copa Sul-Americana... E também não teria permitido a virada ao horrendo Binacional na Libertadores!

Líder isolado no Brasileirão agora com quatro pontos a mais e um jogo a menos que o vice-líder Atlético-MG, o Tricolor também pode beliscar o inédito título na Copa do Brasil. No entanto, a chapa vai esquentar no mata-mata e o copeiro Grêmio, adversário da fase semifinal, também está em ascensão.
Vamos, São Paulo!

*

Guimarães Rosa: "Quem sabe direito o que uma pessoa é? Antes sendo: julgamento é sempre defeituoso, porque o que a gente julga é o passado".

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL. É tudo nosso! É nóis na banca! E no agora.com.br!

Os caras da cidadania e do esporte brasileiros

Grandes nomes do esporte protestam contra a privatização do Complexo do Ibirapuera, em São Paulo
Grandes nomes do esporte protestam contra a privatização do Complexo do Ibirapuera, em São Paulo - Mila Maluhy/Esporte Pela Democracia/Divulgação

#sosibirapuera

Vera Mossa (vôlei), Aurélio Miguel (judô), Maurren Maggi e Ely Thrower (atletismo), Ana Mesquita (natação) e Maju Herklotz (esgrima) marcaram presença em ato contrário à transformação do complexo do Ibirapuera no "Privadão do Doria"!

Participantes do protesto abraçam o complexo do Ibirapuera, em São Paulo
Participantes do protesto fazem abraçam o complexo do Ibirapuera, em São Paulo - Mila Maluhy/Esporte Pela Democracia/Divulgação
As ex-atletas Maurren Maggi e Vera Mossa seguram a bandeira do Brasil durante protesto
As ex-atletas Maurren Maggi e Vera Mossa seguram a bandeira do Brasil durante protesto - Mila Maluhy/Esporte Pela Democracia/Divulgação

Destaques da 24ª rodada

Fuga do inferno

Faltam ainda pelo menos 14 jogos para cada time e, à vera, exceto os oito primeiros, há 12 equipes fracas, ruins e medonhas lutando contra o armagedônico rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro. No entanto, mais do que a matemática, a ruindade e o potencial apontam para a queda de Goiás e, muito provavelmente, também de Botafogo e Coritiba. Ceará, Fortaleza, Corinthians, Athletico-PR, Bahia, Bragantino e Atlético-GO não podem bobear, mas a tendência é que Sport e Vasco, que errou feio ao demitir o técnico Ramon Menezes, lutem entre si para não ficar com a apocalíptica última vaga na Segundona!

O cara

Diego Souza

Com dois gols de cabeça, o artilheiro abriu o caminho para o Grêmio atropelar o Vasco por 4 a 0, resultado que manteve o Imortal, que prioriza Libertadores e Copa do Brasil, vivo também no Campeonato Brasileiro. Diego Souza agora tem 20 gols neste ano, a mesma marca atingida por Everton Cebolinha na temporada 2019. Os outros tentos gremistas foram assinados por Pinares e Lucas Silva. O Vasco, de novo, é candidatíssimo à degola!

Armagedon

Diretoria do Flamengo

Após liderar o lobby pela volta do futebol e, agora, pelo retorno do público, aceitar jogar anexo a hospital de campanha que empilhava mortos da "gripezinha" e posar ao lado do negacionista Bolsonaro, a patética direção do Fla (que "venceu" na Justiça o pleito para pagar menos às famílias de crianças que morreram queimadas no Ninho do Urubu) vestiu a carapuça e se indignou com a faixa botafoguense "aqui prezamos pelas vidas".

Arte Agora
Arte Agora
Vitor Guedes
Vitor Guedes

44 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.