Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: São Paulo, Palmeiras e América querem, obrigação é do Grêmio

A Copa do Brasil é a tábua de salvação do Tricolor gaúcho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Deu pra ti, baixo astral... Alô, povão, agora é fé! É quarta-feira, dia de mata-mata, futebol de verdade, e embora são-paulinos, palmeirenses e americanos estejam na torcida e esperançosos em avançarem à decisão da Copa do Brasil, a obrigação de classificar é toda do Grêmio.

O atacante Brenner é umas das esperanças do São Paulo no duelo de volta contra o Grêmio, no Morumbi
O atacante Brenner é umas das esperanças do São Paulo no duelo de volta contra o Grêmio, no Morumbi - Rubens Chiri - 23.dez.20/SPFC/Divulgação

Se o Tricolor paulista nunca ganhou a Copa do Brasil, vive um jejum de títulos e é claro que vai dar a vida para devolver o 1 a 0 que sofreu na Arena do Grêmio, não é menos verdade que a folga aberta no Campeonato Brasileiro de pontozzz corridozzz conferiu um grande favoritismo são-paulino na competição e, pois, diminui a pressão e a necessidade por classificar. E, caso a vaga não venha, desde que não aconteça uma derrota vergonhosa, algo pouco provável, a torcida tricolor não deve relembrar os vexames contra o catadão do Mirassol no Paulista e as decepcionantes eliminações na primeira fase da Libertadores, com direito a derrota para o Binacional, e na Sul-Americana duelando com o modesto Lanús.

Já ao Grêmio, humilhado pelo Santos na Libertadores e sem chance de lutar pelo título no Brasileiro, a Copa do Brasil é a tábua única de salvação.

Na outra perna, ainda que o favoritismo seja todo palmeirense pela diferenças pornográficas orçamentária e de qualidade dos elencos, não dá para o Verdão remoer uma hipotética desclassificação às vésperas de encarar o River Plate nas semifinais da Copa Libertadores, competição prioridade de todas as horas.

E o América-MG, que já eliminou Corinthians e Inter, além de não ter obrigação de avançar na Copa do Brasil, tem como prioridade clara o retorno à Série A do Brasileiro, objetivo que está muito bem encaminhado. Antes da vitória mínima gremista em sua arena e do 1 a 1 no Allianz, considerava o São Paulo e, principalmente, o Palmeiras favoritos. As coisas se equilibraram, mas ainda acho que, nos pênaltis, dará Choque-Rei na final!

*

Nelson Rodrigues: "Perfeição é coisa de menininha tocadora de piano".

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É tudo nosso! É nóis na banca! E no agora.com.br!

*

É pênalti
Não revelo meu time de jeito nenhum, mas como é o único grande paulista que já deu adeus aos mata-matas tanto da Copa do Brasil quanto da Libertadores, o negócio é secar com parcimônia e torcer por decisão nos pênaltis. Penalidade no time dos outros é refresco! Palpites: América 1 x 1 Palmeiras e São Paulo 2 x 1 Grêmio.

Análise ao vivo pós-jogos
Assim que parar a bola tanto no Horto quanto no Morumbi, no tempo normal ou nos pênaltis, chegarei ao vivo no meu canal Blog do Vitão para comentar as partidas e projetar as finais da Copa do Brasil. Inscreva-se no canal e ative o sininho para ser informado das atualizações: youtube.com/blogdovitao.

Vitor Guedes
Vitor Guedes

44 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.