Palmeiras goleia o River Plate e põe o pé na final da Libertadores

Verdão vence por 3 a 0 e pode perder o próximo jogo, em casa, por dois gols de diferença

São Paulo

Com uma atuação de time copeiro, o Palmeiras despachou o poderoso River Plate, por 3 a 0, na Argentina, e ficou muito próximo de se classificar para a sua quinta final de Libertadores, a primeira desde o vice de 2000.

Para carimbar a vaga e disputar a final, no próximo dia 30 no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, o Verdão pode perder por até dois gols de diferença. O confronto da volta será na próxima terça-feira (12), no Allianz Parque.

Com seis anos e meio à frente do River Plate, dois títulos da Libertadores (2015 e 2018), o time, que jogou no estádio Avellaneda, era apontado como favorito.

Jogador Matías Viña comemora o seu gol, o terceiro do Palmeiras na vitória sobre o River Plate
Após o cabeceio certeiro, o lateral esquerdo Matías Viña comemora o seu gol, o terceiro do Palmeiras na goleada sobre o River Plate, no primeiro jogo da semifinal da Taça Libertadores - Juan Ignacio Roncoroni/AFP

Além disso, pela Libertadores, o mandante ostentava a invencibilidade de 12 partidas sem perder. A sequência de nove vitórias e três empates.

Do lado palmeirense, o técnico português Abel Ferreira, que chegou em outubro e treina a equipe mais na conversa e vídeos do que no campo, entrou nesta semifinal como azarão.

As primeiras ações da partida davam conta de que seria muito difícil o Palmeiras conseguir vencer o adversário pela primeira vez em solo argentino.

Com dificuldades para impedir os avanços pela direita da defesa, o Verdão contou com o goleiro Weverton, que salvou no arremate do artilheiro Borré.

Acuado, o Alviverde viu Borré chegar atrasado em um cruzamento para a área e depois Matías Suárez também em uma bola alçada.

Só que esse Palmeiras, que foi campeão paulista e está na final da Copa do Brasil, mostrando como é um time copeiro, começou a destruir o poderoso River Plate sem piedade.

Em um cruzamento para a área de Gabriel Menino, vindo da direita, o goleiro Armani errou ao cortar e a bola sobrou para Ronny, que emendou de primeira, a bola desviou em Montiel e enganou o arqueiro, aos 27min.

Em desvantagem, os donos da casa quase empataram no último lance de perigo da primeira etapa. Aos 44min, Nacho Fernández carimbou o travessão na cobrança de falta.

Só que o segundo tempo, o Palmeiras foi letal e logo tirou as esperanças de o River conseguiu a virada.
Em uma arrancada fulminante, aos 2min, o atacante Luiz Adriano deixou para trás a marcação do zagueiro Rojas e chutou na saída do goleiro Armani.

A situação ficou ainda melhor aos 15min, quando Gabriel Menino levou uma pancada de Carrascal e o jogador foi expulso.

Dois minutos depois, em uma cobrança de falta ensaiada, Gustavo Scarpa mandou a bola com precisão para o lateral Matías Viña, que desviou de cabeça e construiu a goleada. É a primeira vez na era Gallardo, que o River perde, como mandante, por três gols de diferença

Com os três gols marcados nesta partida, o Palmeiras superou o adversário e se tornou o melhor ataque da atual Libertadores. São 32 gols pró Palmeiras contra 31 do River Plate.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.