Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Segurado espera por renda desde outubro

Leitor pediu aposentadoria há oito meses, mas a grana não saiu

São Paulo

O vendedor Ricardo Andrade Marcelino, 60 anos, relata ter dado entrada no requerimento de sua aposentadoria por tempo de contribuição no dia 1º de outubro do ano passado.

Desde então, afirma ele, foi chamado à APS (Agência da Previdência Social) de Ermelino Matarazzo, na zona leste da capital paulista, a fim de complementar informações sobre seus períodos de trabalho.

O leitor conta que tinha falhas no Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais) em três períodos de trabalho diferentes. Esse cadastro é o documento mais importante dos segurados do INSS, fundamental para comprovar o tempo trabalhado ao INSS.

“Uma empresa que eu trabalhei por três anos aparecia no Cnis com entrada e saída no mesmo dia”, explica o vendedor ao Agora.

O vendedor Ricardo Andrade  Marcelino apresentou os documentos no posto de Ermelino Matarazzo em outubro do ano passado, completou a papelada, mas a aposentadoria ainda não saiu.
O vendedor Ricardo Andrade Marcelino apresentou os documentos no posto de Ermelino Matarazzo em outubro do ano passado, completou a papelada, mas a aposentadoria ainda não saiu. - Rivaldo Gomes/Folhapress

Em outro período, oito meses de seus recolhimentos como empresário e dois dos pagamentos por meio do carnê também não apareciam no cadastro. 

“Levei tudo o que pediram, deixei o carnê e o quatro dias depois ligaram para eu retirar. O contador também mandou tudo o que precisava, mas o pedido não anda”, diz o segurado.

Depois dessas correções, Marcelino foi informado, na agência do INSS, de que, agora, o pedido estava correto e que teria andamento, mas a espera por uma resposta já chega a oito meses. “Não aguento mais esperar. A gente não consegue nem saber direito o que está acontecendo”, queixa-se.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.