Descrição de chapéu Coronavírus

Caixa abre mais de 700 agências neste sábado para saque do auxílio emergencial

Desbloqueio de conta do Caixa Tem só retorna na segunda-feira

São Paulo

A Caixa Econômica Federal vai abrir 717 agências em todo o país neste sábado (1º), das 8h às 12h, para atender aos beneficiários do auxílio emergencial. Será a vez dos nascidos em fevereiro e março realizarem o saque em espécie do benefício.

A relação de agências que estarão abertas pode ser conferida no site do banco: www.caixa.gov.br.

A partir deste sábado, esses 7,4 milhões de beneficiários poderão sacar o benefício também nos caixas eletrônicos, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui, além de transferir valores para contas da Caixa ou de outros bancos, de acordo com o Ciclo 1 do calendário de pagamentos. Confira o calendário aqui.

Os trabalhadores nascidos em janeiro que tiveram o crédito do Saque Emergencial do FGTS e que não movimentaram a conta poupança social digital ou que tenham saldo remanescente também poderão sacar o benefício em dinheiro ou transferir o valor para outra conta.

Para estes cidadãos, o saque foi liberado no último sábado, 31 de julho, e segue podendo ser sacado até o final do calendário de pagamentos deste benefício.

A Caixa afirma que não é preciso madrugar nas filas à espera de atendimento. Segundo o banco, todas as pessoas que comparecerem às agências que abrirão neste sábado serão atendidas no mesmo dia. A mesma orientação é válida para o atendimento realizado de segunda a sexta, entre 8h e 14h, em todas as agências Caixa.

Com a pandemia do novo coronavírus, o cidadão deve tomar alguns cuidados ao ir até uma agência. No estado de São Paulo, o uso de máscara é obrigatório. Dentro da agência, a recomendação é higienizar as mãos com álcool em gel antes e depois de tocar no teclado do caixa.

Ao voltar para casa, coloque roupa usada para lavar, tomar banho e limpe com álcool em gel: celular, bolsa e carteira. Se a máscara for de tecido, separe também para lavar. Se for descartável, jogue fora.

Como sacar a grana

Para sacar o auxílio emergencial ou o FGTS é preciso fazer o login no Caixa Tem, selecionar a opção “saque sem cartão” e “gerar código de saque”.

Depois, o trabalhador deve inserir a senha para visualizar o código de saque na tela do celular, com validade de uma hora. O código deve ser utilizado nos caixas eletrônicos da CAIXA, nas unidades lotéricas ou nos correspondentes Caixa Aqui. Ele tem duração de duas horas, mas, se expirar, é possível gerar um outro, sem prejuízo para o cidadão.

Conta Caixa Tem bloqueada

Quem teve a conta Caixa Tem bloqueada por inconsistência cadastral pode enviar os documentos pessoais por meio do Caixa Tem para realizar o desbloqueio. Para isso, o beneficiário deve seguir as orientações no próprio aplicativo.

Já no caso de a conta ter sido bloqueada por indício de fraude, o trabalhador será informado por meio do aplicativo Caixa Tem para que se dirigir a uma agência da Caixa de acordo com calendário escalonado por mês de aniversário. "Este serviço não será realizado nas agências neste sábado (1º)", esclarece a Caixa.

Veja o calendário para destravar o auxílio:

Nascidos em Desbloqueio
Janeiro, fevereiro e março 24 de julho
Abril e maio de 27 a 31 de julho
Junho e julho de 3 a 7 de agosto
Agosto, setembro e outubro de 10 a 14 de agosto
Novembro e dezembro de 17 a 21 de agosto
Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.