Descrição de chapéu INSS

Bancário espera aposentadoria do INSS há quase um ano

Segurado diz que pedido não sai da análise, mesmo cumprindo todas as regras

São Paulo

O bancário Paulo Henrique dos Santos, 56 anos, espera há quase um ano pela análise da aposentadoria por tempo de contribuição da pessoa com deficiência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Ele diz que, ao fazer o requerimento, em dezembro de 2019, já tinha cumprido o tempo mínimo de 33 anos.

Esse tipo de benefício foi um dos poucos que não teve alteração com a reforma da Previdência, em novembro do ano passado, e varia de acordo com o grau de deficiência do segurado (leve, moderada ou grave).

“Quando acesso a simulação pelo Meu INSS aparece que, na data da solicitação, tinha mais de 35 anos”, diz. “Inclusive dão o cálculo de quanto será o benefício, mas o que incomoda é que não há prazo para análise.”

Paulo Henrique dos Santos diz que INSS pede avaliação presencial, mas não explica o que fazer - Arquivo pessoal

Ao entrar em contato com o 135, Paulo Henrique diz que a resposta é que há a necessidade de uma “avaliação presencial”, mas sem explicação de qual seria esse procedimento. Ele afirma, ainda, que foi orientado que não poderia fazer o agendamento, tendo que esperar contato do INSS.

Para a concessão da aposentadoria da pessoa com deficiência, seja ela por idade ou por tempo de contribuição, são necessárias, além da entrega de documentos, as avaliações de perícia médica e social.

O bancário diz que precisa com urgência do benefício. Ele está desempregado e sobrevive com a rescisão do seu último emprego.

“Moram comigo minha esposa, que é autônoma e não tem ganho fixo, e três idosas. Os ganhos delas, que são duas aposentadorias e um BPC, mal dão para a medicação e o convênio.”

INSS faz agendamentos

Em resposta, o INSS esclarece que foram agendados os atendimentos presenciais de perícia médica e de avaliação social para o leitor.

“Esses procedimentos são necessários para continuidade da análise do seu pedido de aposentadoria. O senhor Paulo Henrique pode consultar as informações e orientações sobre os atendimentos por meio do serviço Meu INSS (no site gov.br/meuinss ou pelo aplicativo Meu INSS para celulares)”, diz o órgão.

Ao Agora, o leitor confirma o agendamento dos procedimentos.

Envie também sua reclamação ou dúvida sobre benefícios do INSS para o email: defesa.aposentado@grupofolha.com.br

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