Descrição de chapéu INSS

Ajudante cobra liberação de aposentadoria do INSS

Segurado diz que espera há mais de um ano por direito que já foi reconhecido

São Paulo

O ajudante-geral Antonio de Jesus Gonçalves, 60 anos, afirma esperar há mais de um ano pela implantação de sua aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Ele diz que deu entrada no requerimento do benefício por tempo de contribuição em setembro de 2018 e que, em janeiro do ano seguinte, o pedido foi indeferido pelo órgão.

“Entrei com recurso contra a negativa, mas o INSS não aceitou e, por sua vez, recorreu duas vezes”, explica.

“Por fim, em dezembro de 2019, tive parecer favorável, com a determinação de o INSS conceder o benefício. Até hoje, no entanto, mais de um ano depois do julgamento, ainda não tive meu direito implantado.”

O leitor Antonio de Jesus Gonçalves, 60, teve o benefício negado, mas após recurso teve o direito reconhecido - Arquivo pessoal

Gonçalves ainda trabalha e contribui para o INSS, mas diz que a renda da aposentadoria seria um alívio financeiro para a família.

“Minha esposa e filho estão desempregados, minha renda é a única da casa”, afirma. “Esse dinheiro faria muita diferença, porque ajudaria em despesas como o aluguel, por exemplo.”

A aposentadoria por tempo de contribuição foi extinta pela reforma da Previdência, em 13 de novembro de 2019. Quem cumpriu os requisitos até a data tem direito ao benefício. São eles: 35 anos de contribuição (homens) e 30 anos de contribuição (mulheres).

Nesta regra, incide o fator previdenciário, que normalmente diminui o valor da aposentadoria quanto menor for a idade e o tempo de contribuição do segurado.

Quem não tinha atingido os requisitos até a reforma, mas já estava no mercado de trabalho, pode entrar nas regras de transição.

INSS concede aposentadoria

Em nota, o INSS esclarece que a aposentadoria do leitor foi concedida em 22 de janeiro, com pagamento retroativo a 6 de setembro de 2018.

“Os detalhes do processo e as informações sobre o pagamento do benefício podem ser consultados pelo Meu INSS ou pelo telefone 135”, diz o órgão.

Para acessar os serviços no portal Meu INSS, o segurado deve informar os seus dados pessoais e criar uma senha. Após acessar o sistema, deve escolher os serviços “Carta de concessão” e “Extrato de pagamento de benefício”.

Envie também sua reclamação ou dúvida sobre benefícios do INSS para o email: defesa.aposentado@grupofolha.com.br ​​​​​​​​

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