Descrição de chapéu INSS

Cabeleireira aguarda aposentadoria por idade

Segurada, que pediu benefício em 2020, teve resposta negativa neste ano e recorreu

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A cabeleireira Aparecida Rodrigues de Souza, 64 anos, busca, desde dezembro de 2020, a liberação de sua aposentadoria por idade do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Aparecida conta que, em 2017, foi diagnosticada com tendinite e rompimento dos tendões nos braços. Desde então, ela aguarda para realizar uma cirurgia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e, por isso, decidiu pedir sua aposentadoria.

Na época, como ficou impossibilitada de exercer suas funções, Aparecida solicitou ao INSS o auxílio-doença. “Depois de muito tempo da solicitação e de ter que recorrer ao Juizado Especial Federal, consegui o benefício”, conta ela ao Agora.

A leitora Aparecida Rodrigues de Souza pede que o INSS responda qual o status de seu recurso  - Arquivo pessoal

“Tive alguns problemas para prorrogar o auxílio durante os anos, porém, recebi o benefício até dezembro de 2020, quando resolvi entrar com um pedido de aposentadoria por idade. Porém, aí começou um novo problema em minha vida”, relata.

A cabeleireira explica que recebeu, com surpresa, a resposta de que seu pedido de aposentadoria por idade havia sido indeferido.

“Não acreditei quando vi a resposta. Agora, estou sem o auxílio-doença, sem a aposentadoria e sem poder trabalhar, já que, mesmo depois de quatro anos, o sistema público ainda não marcou minha cirurgia, a qual não tenho condições de bancar no particular.”

A leitora conta que entrou com um pedido de recurso no INSS, mas relata que não consegue informações sobre o status de sua solicitação. “Peço ajuda de vocês para receber alguma resposta do INSS. Tenho direito a essa aposentadoria e queria poder contar ela”, diz.

Data para julgamento será agendada

O INSS informa, em nota, que o pedido de aposentadoria da segurada foi indeferido em 18/01/2021, porque ela não comprovou os requisitos necessários para ter direito ao benefício. “Ela recorreu contestando essa decisão e o recurso foi enviado à Junta de Recursos da Previdência Social, que agendará uma data para o julgamento. A leitora pode obter mais informações sobre o julgamento do recurso pelos canais remotos do INSS (site gov.br/meuinss, aplicativo de celular Meu INSS ou pelo telefone 135).”

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.