Procon recomenda velocidade menor para patinetes em São Paulo

Empresas fazem credenciamento na prefeitura para operar na capital

Mariangela Castro

O Procon-SP recomendou a redução de 20 km/h para 12 km/h na velocidade das patinetes elétricas na cidade de São Paulo. A recomendação foi feita na terça-feira (4) durante uma reunião entre o diretor-executivo do órgão de defesa do consumidor, Fernando Capez, e a prefeitura. Ele também sugeriu que o uso de capacetes não seja obrigatório. 

Patinetes elétricas na avenida Faria Lima (zona oeste de São Paulo) - Ronny Santos - 16.abr.19/Folhapress

"Limitar a velocidade para entre 12 km/h e 15 km/h é o ideal e pode funcionar até melhor do que o capacete, que tem o problema de devolver e higienizar", diz. 

Para Capez, as patinetes são potencialmente perigosas. Segundo ele, além do limite de velocidade, faltam informações ostensivas sobre o modo de uso.

Um levantamento do núcleo de pesquisas do Procon, realizado entre 14 e 27 de maio, aponta que 81% dos usuários de patinetes não usam equipamentos de segurança, 43% não leem as recomendações do termo de uso e 65% alugam o meio de transporte sem saber utilizá-lo.

Capez também sugere que sejam criados pontos de entrega e retirada dos veículos, assim, antes de alugar as patinetes, as pessoas seriam orientadas sobre uso e segurança. 

Credenciamento

A prefeitura disse nesta quarta-feira (6) que três empresas se credenciaram para operar o serviço de compartilhamento. No fim de maio, patinetes foram recolhidas por falta da documentação.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.