Ciclistas reclamam da falta de aviso para obras no centro de SP

Ciclovia em trecho da Consolação foi apagada pela prefeitura

São Paulo

A ciclovia instalada entre os números 370 e 1.900 do lado par da rua da Consolação (centro) foi apagada na madrugada desta segunda-feira (28), de acordo com comerciantes e usuários. 

A reportagem do Agora esteve na região na manhã desta terça-feira (29) e não viu nenhuma faixa ou placa que indicasse obras de readequação na via. 

Entre os números 1.900 e 2.300, do lado par, a ciclovia permanece normal, assim como no lado ímpar da rua da Consolação. 

Ciclistas reclamaram da falta de sinalização e disseram que foram pegos de surpresa. O arquiteto Felipe Zucker, 26 anos, que usa a ciclovia todos os dias para ir ao trabalho, se queixou. "Desde segunda temos de andar entre os carros."

Em sua página no Facebook, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes disse a um usuário que após conclusão do recapeamento, cada via receberá nova sinalização. Também afirmou que a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) está instalando faixas para comunicar sobre as obras aos ciclistas.

Para Edson Lima, 34 anos, que trabalha com entrega de comida por aplicativo, a ciclovia da Consolação é essencial. Segundo ele afirmou, a região tem grande número de pedidos e, sem o espaço delimitado para as bicicletas, realizar seu trabalho fica perigoso. 

Resposta

A Prefeitura de São Paulo, sob gestão Bruno Covas (PSDB), prossegue com os serviços de requalificação das ciclofaixas. Nesta semana foi iniciado o processo na ciclofaixa da Rua da Consolação, com raspagem do asfalto antigo e aplicação de uma nova camada do pavimento. 

Após a conclusão da requalificação do piso, com aplicação e cura do asfalto, será iniciada a pintura da sinalização na ciclofaixa da Consolação. A nova sinalização da estrutura cicloviária terá pintura em vermelho aplicada apenas na aproximação das travessias, proporcionando maior atenção dos ciclistas aos cruzamentos. Serão instalados tachões a cada metro, o que garante mais segurança aos ciclistas. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) está instalando faixas de vinil para comunicar a população sobre as obras de requalificação.

A CET solicita aos motoristas e ciclistas que redobrem a atenção durante as obras. Foram instaladas faixas de vinil na via informando sobre as obras de requalificação desta ciclofaixa.

Atualmente, a cidade conta com 503,6 km de infraestrutura cicloviária. Desse total, 310 km passarão por melhorias, conforme o Programa de Metas da Prefeitura, que prevê também a implantação de 173 km de conexões, com verba total de R$ 325,7 milhões para o biênio 2019/2020.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.