Descrição de chapéu Centro

Ciclistas reclamam de buraco em via recapeada no centro de SP

Ciclovia reformada na avenida Liberdade ficou com desnível perigoso

Quem pedala pela ciclovia na avenida Liberdade, na região central, nota que o percurso conta com um obstáculo: uma tampa de bueiro desnivelada em relação ao asfalto. O buraco ocupa praticamente toda a faixa para bicicletas no sentido centro, quase em frente à estação São Joaquim da linha 1-azul do metrô.

Para desviar, o ciclista tem que escolher entre jogar a bike à direita, correndo o risco de bater na calçada, ou à esquerda, na pista onde os carros passam.

O vendedor Guilherme Vinicius, de 22 anos, pedala todos os dias pelo trecho e se disse vacinado quanto ao desnível, mas já presenciou várias situações de risco.

"O buraco surgiu há alguns meses e ficou na tampa do bueiro. Já vi muita gente tentando desviar e batendo em tachões ou quase caindo em cima dos carros. É difícil, porque só sobra um pedaço pequeno para passar", afirma.

Segundo relatos, o desnível surgiu após as obras de requalificação feitas neste ano pela Prefeitura de São Paulo, sob gestão Bruno Covas (PSDB). O serviço, realizado em diversas ciclovias e ciclofaixas da capital paulista, incluiu fresagem e recapeamento do asfalto.

"Por ser um buraco muito grande, para quem não conhece aquele caminho é um risco grande de acidente, ainda mais à noite, quando é mais difícil de ver", diz o entregador Vinícius José Pereira de Souza.

A ciclovia começa na praça João Mendes, percorre as avenidas Liberdade e Vergueiro e termina na avenida Lins de Vasconcelos. 

Segundo a CET, a capital tem 503,6 km de vias destinadas a ciclistas.

Resposta

Em nota, a Secretaria Municipal das Subprefeituras, gestão Bruno Covas (PSDB), informa que um técnico irá ao local apontado pela reportagem para fazer vistoria e os reparos necessários, até o final desta semana.

A pasta também informa que realiza obras de requalificação em 23 ciclofaixas da cidade. Os locais podem ser vistos no site da CET.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.