Ônibus em SP que deveriam fazer o caminho interrompido do trem não cumpriram todo o trajeto

Sistema Paese foi acionado após parte da linha 9-esmeralda ter parado de funcionar

São Paulo

A chuva desta segunda-feira (10) em São Paulo afetou ruas, avenidas e até os trilhos do trem. Ônibus do sistema Paese (Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência) foram acionados para fazer o caminho entre Osasco e Santo Amaro, mas o serviço não funcionou como o esperado.

Segundo a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), a circulação de trens da linha 9-esmeralda foi interrompida no trecho entre as estações Osasco e Santo Amaro devido alagamento na via. 

Em seu site, a empresa informou que esse percurso estava sendo atendido por ônibus especiais. No entanto, quem chegou à estação Santo Amaro e precisou utilizar o sistema Paese descobriu que os ônibus estavam indo apenas até a Cidade Jardim e não Osasco.

A camareira Elinalva Pereira de Almeida, 44 anos, não conseguiu chegar ao trabalho. Ela soube que os ônibus não iam até a estação Villa-Lobos/Jaguaré quando chegou à estação Santo Amaro.

Moradora do Capão Redondo, Elinalva veio pela linha 5-lilás do metrô com o objetivo de embarcar no Paese, pois ela achava que os ônibus estavam fazendo o trajeto do trem completo e não até a Cidade Jardim.

Trem da linha 9-esmeralda da CPTM parado por causa do alagamento nos trilhos, ao lado da marginal Pinheiros, próximo à ponte do Jaguaré - Zanone Fraissat/Folhapress

Já o vendedor Lucas Santos, 23 anos, saiu do Grajaú com destino a Pinheiros, ambas estações da linha 9-esmeralda. Ele foi até a Cidade Jardim no ônibus, mas acabou retornando para Santo Amaro, onde embarcou. Santos diz que não sabia sobre os ônibus não seguirem viagem por todo o trajeto. Ele costuma levar uma hora e dez minutos até o trabalho todos os dias, mas já estava cerca de uma hora atrasado. 

Além disso, o vendedor reclamou sobre os passageiros não terem recebido o passe informando que eram usuários do sistema Paese, logo, não deveriam pagar para prosseguir viagem no próximo modal.

Outras pessoas que passaram pela estação Santo Amaro também questionaram sobre o papel para acessar outras estações, mas os funcionários da CPTM disseram que não havia já que todas as outras estavam fechadas.

Segundo funcionários que estavam orientando os usuários dos ônibus especiais em Santo Amaro, quem precisava ir até Osasco, por exemplo, deveria fazer o caminho utilizando as linhas de trem e metrô que estavam operando. Eles também disseram que não havia outros ônibus do sistema Paese circulando da Cidade Jardim para outras áreas da cidade, assim, quem precisava seguir viagem deveria pegar ônibus comum.

Resposta

Em nota, a CPTM, sob gestão João Doria (PSDB), diz que "as fortes chuvas desde a madrugada desta segunda-feira, na capital e na região metropolitana, causaram impacto na operação dos trens das linhas 7-rubi, 8-diamante e 9-esmeralda".

Desde às 4h, início da operação comercial da CPTM, os trens da Linha 9-esmeralda circularam apenas entre as estações Grajaú e Santo Amaro. No restante da linha ocorreram vários pontos de alagamentos que impossibilitaram a circulação das composições.

Para atender os passageiros foi acionado o Paese (ônibus gratuito), com 65 ônibus percorrendo o trecho afetado, entre Santo Amaro e Osasco.

"Cabe ressaltar que em decorrência dos alagamentos na marginal, os coletivos não conseguem parar em todas as estações das Linha 9 já que muitas não estão acessíveis por causa da inundação do viário", diz a nota.

Já a SPTrans, sob gestão Bruno Covas (PSDB), "a CPTM solicitou um total de 65 veículos para atender os seguintes trechos: 40 carros  entre as estações Osasco e Cidade Jardim e 25 carros no trecho entre Santo Amaro e Cidade Jardim".

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.