Descrição de chapéu Zona Leste

Hospital Tide Setúbal tem falta de equipamento para tratar coronavírus

Funcionários relatam falta de máscara e luvas; prefeitura diz que comprou material

São Paulo

Funcionários do Hospital Municipal Tide Setúbal, em São Miguel Paulista (zona leste), afirmam que tem faltado máscaras e luvas, entre outros equipamentos. Segundo os profissionais, um colega chegou a ser entubado com suspeita de Covid-19.

A lista de queixas é tão extensa que gerou até declaração sobre limites de atuação profissional na ausência de EPI (equipamento de proteção individual). O documento foi entregue ao diretor do hospital e encaminhado ao Conselho Regional de Enfermagem na última terça-feira (24).

Pacientes com suspeita de contaminação pelo coronavírus estão internados no Hospital Municipal Tide Setúbal. - Arquivo pessoal

Segundo os profissionais, os protocolos de atendimento aos pacientes suspeitos de contágio pelo coronavírus não são seguidos, falta um infectologista na unidade e até a Polícia Militar foi chamada na última semana para que material fosse distribuído. Luvas, máscaras, aventais e álcool são fornecidos em quantidade insuficiente, quando tem.

A infraestrutura também é criticada pelos servidores. Os profissionais dizem que a rede de gases, fundamental para os equipamentos de entubação, é precária. Não há vestiário adequado para que funcionários possam tomar banho, guardar roupas e usar o uniforme privativo. Tudo isso em meio ao desgaste da pandemia. "Se no noticiário é feio, cara a cara é muito mais triste. O paciente olha pedindo socorro", disse um funcionário.

Resposta

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, sob a gestão de Bruno Covas (PSDB), afirma em nota que, "mesmo com a escassez mundial de produtos de proteção causada pela pandemia de coronavírus, conforme já alertado pela Organização Mundial da Saúde, comprou 5 milhões de máscaras cirúrgicas e 1 milhão de máscaras N-95". Segundo a administração, as unidades de saúde estão abastecidas de equipamentos de proteção. A secretaria afirma que foi contratado um infectologista para trabalhar a partir desta terça. Sobre o funcionário, diz que não confirma dados de pacientes. (WC)

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.