Praia Grande faz blitz para coletar dados sobre saúde de visitantes

Objetivo é enfrentar a atual pandemia e evitar a disseminação do novo coronavírus

São Paulo

Desde o último dia 25, a Prefeitura de Praia Grande (cidade a 78km de São Paulo) está fiscalizando motoristas que chegam ao município diariamente. A ação é temporária. Seu objetivo é enfrentar a atual pandemia e evitar a disseminação do novo coronavírus.

Durante o bloqueio de trânsito, há um cadastramento dos visitantes. Informações como o destino, objetivo da viagem (trabalho ou turismo), quantidade de dias, idade e o estado de saúde dos ocupantes do veículo são coletadas.

Prefeitura de Praia Grande faz blitz; ação começou no último dia 25 - Reprodução/Prefeitura de Praia Grande

Além disso, os fiscais solicitam um comprovante de residência. No caso da fiscalização de trânsito, que também acontece, é necessário apresentar os documentos do motorista e do veículo. “O objetivo principal é identificar visitantes de outras regiões”, afirma a prefeitura.

A ação também inclui conscientizar e orientar às pessoas sobre os riscos da pandemia. Assim, as elas serão aconselhadas a retornarem e cumprirem o isolamento social na cidade de origem.

Caso permaneçam na cidade, a vigilância sanitária será comunicada sobre a presença dos visitantes. Nesta situação, se houver um aumento no número de casos de Covid-19, a situação “será comunicada às autoridades competentes”.

Segundo a administração municipal, sob gestão Alberto Pereira Mourão (PSDB), a ação acontece na principal via de acesso à cidade, a avenida Ayrton Senna da Silva, em horários alternados. “A programação não será divulgada para o público”, diz nota.

A fiscalização irá acontecer enquanto a emergência de saúde pública, decretada devido a propagação da Covid-19, permanecer. Até esta quinta-feira, Praia Grande teve duas mortes de pacientes contaminados, além de outros três casos confirmados. Há ainda 204 pessoas com suspeita de terem contraído o coronavírus.​

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.