Prefeitura reabre centros esportivos nesta segunda-feira para caminhadas

Equipamentos funcionarão por seis horas e frequentadores devem usar máscaras

São Paulo

Os centros esportivos da capital paulista e o Parque das Bicicletas, em Moema (zona sul de SP), vão reabrir nesta segunda (6). Os espaços funcionarão das 6h às 12h apenas para caminhadas e corridas ao ar livre e terão novas regras.

Dentre as medidas de prevenção estão o uso obrigatório de máscaras e o distanciamento social. A Prefeitura de Sâo Paulo também recomenda que todos levem “seus próprios meios de hidratação”, como garrafas d’água, para evitar o compartilhamento com outras pessoas.

Na entrada, os funcionários dos centros esportivos irão medir a temperatura dos usuários. Quem marcar acima de 37,5°C, será orientado com base nos protocolos das autoridades sanitárias. Para facilitar o controle de pessoas que entram nos locais, o número de portões de acesso será reduzido. Caso haja aglomeração, outros serão abertos.

Quadras de basquete e de futsal do Centro Educacional e Esportivo Edson Arantes do Nascimento, o Pelezão, na Lapa (zona oeste de SP). Local continuará fechado, pois serve de abrigo para moradores de rua com suspeita de Covid-19. - Adriano Vizoni/Folhapress

Aglomerações, prática de esportes coletivos e uso de campos, piscinas, playgrounds e academias continuam proibidos.

Segundo a gestão Bruno Covas (PSDB), haverá cartazes informativos sobre a Covid-19 e medidas de prevenção nestes espaços. Banheiros e maçanetas e portas terão a higienização reforçada.

A reabertura só vale para os equipamentos administrados diretamente pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME). Os Centros Esportivos da Lapa, Mooca, Santana, Tietê, Santo Amaro e Barra Funda continuarão fechados, pois estão sendo utilizados pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. O do Jaguaré também não voltará às atividades porque a equipe de servidores está em quarentena.

Já os Clubes da Comunidade, que são de administração indireta, permanecem fechados.

A prefeitura estima que 148 mil pessoas por mês voltem a frequentar os espaços durante a reabertura. Este número corresponde a 40% dos usuários antes da pandemia.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.