Ponte do Jaguaré, na zona oeste de SP, terá de passar por vistoria

Prefeitura diz que junta de dilatação de uma das faixas de estrutura, que pegou fogo no ano passado, sofreu retração e terá de ser inspecionada nesta sexta

São Paulo

A Prefeitura de São Paulo vai vistoriar, nesta sexta-feira (28), uma das juntas de dilatação da ponte do Jaguaré (na zona oeste da capital paulista) nesta sexta-feira. O local pegou fogo em 21 de junho do ano passado e só foi liberado para o trânsito no início do mês seguinte.

Segundo nota enviada pela gestão Bruno Covas (PSDB) na noite desta quinta-feira (27), na vistoria, que começa às 9h, será feita a inspeção na junta de dilatação central da ponte, no sentido bairro-centro, que sofreu uma retração.

Interdição da ponte do Jaguaré logo após incêndio no local no ano passado; estrutura vai passar por nova vistoria nesta sexta-feira (28) - Rivaldo Gomes - 21.jun19/Folhapress

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras diz que "não há qualquer risco de ruptura da estrutura" e que o local passa por monitoramento desde que a ponte foi atingida pelo incêndio.

"O monitoramento apontou que desde que as temperaturas começaram a baixar na cidade, a junta de dilatação central [espaço entre os tabuleiros que permite a movimentação da estrutura] tem sofrido retração, o que é normal. Mas durante os períodos em que há elevação das temperaturas, como ocorreu nesta semana, a junta não voltou ao normal. Por este motivo, a inspeção é importante para avaliar se o comportamento é resultado ou não de uma deformação térmica", afirma a secretaria.

Segundo a gestão Covas, após o incêndio, a ponte passou por uma obra emergencial para recuperar os danos causados pelo fogo. "Por se tratar uma obra emergencial, a lei de licitações não permite a execução de outros serviços que não sejam aqueles necessários para recuperar os danos", diz. A prefeitura afirma que a obra custou R$ 8,4 milhões.

"No mesmo período foi feito uma inspeção especial, que não apontou a necessidade de obras emergenciais, motivo pelo qual a licitação para execução de obras complementares está sendo preparada pela SPObras", afirma.

Durante a vistoria, a faixa da direita das três existentes, no sentido Lapa, está interditada. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) diz que vai monitorar o trânsito.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.