Polícia investiga se carros achados em lago são fruto de golpes em seguradoras

Pelo menos 15 veículos foram encontrados em uma pedreira desativada no interior de São Paulo quando a água começou a ser retirada do local

São Paulo

A polícia investiga a descoberta de pelo menos 15 carros no lago de uma pedreira desativada na cidade de Salto de Pirapora (124 km de SP). Os veículos surgiram após a diminuição do nível da água do local.

Cerca de 15 carros aparecem em pedreira desativada após diminuição do nível de água - Reprodução/TV Globo

Policiais da cidade do interior paulista investigam se os veículos foram "jogados" na água como parte de golpes contra seguradoras. Ou seja, quando donos dão queixa de roubo o furto, desaparecem com o veículo, e recebem o prêmio do seguro.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo, gestão João Doria (PSDB), o caso é investigado por meio de inquérito policial instaurado pela Delegacia de Salto de Pirapora.

A unidade solicitou laudos periciais para os veículos, que serão analisados após a sua conclusão e os resultados serão anexados ao inquérito. A pasta afirma que os "policiais trabalham para identificar a origem dos automóveis e os seus proprietários".

Segundo policiais civis de Salto de Pirapora ouvidos pela reportagem por telefone, a polícia aguarda que o nível da água fique ainda mais baixo, para conseguir retirar os carros do lago, que possui cerca de 30 metros de profundidade. "Temos que esperar o nível da água diminuir para ter acesso aos carros", afirmou um policial, que pediu para não ser identificado. Não existe data para a operação.

A concessionária Águas de Araçoiaba, responsável pelo saneamento na cidade, afirma que desde o dia 9 de setembro estava bombeando água do lago da pedreira para reforçar o nível do rio Pirapora e dissolver a matéria orgânica gerada por grandes lançamentos irregulares de efluentes não tratados fora de Araçoiaba da Serra. Dias depois os veículos submersos começaram a aparecer.

"O rio Pirapora é o principal manancial de abastecimento do município. No último dia 15, com o nível da água da pedreira mais baixo, a equipe da concessionária viu que havia três carros emergindo e imediatamente informou a polícia, que ficou responsável pela averiguação", diz nota enviada pela companhia.

"Diversas medidas estão sendo tomadas pela empresa para garantir o abastecimento, dois poços profundos foram perfurados em 2019 e, para este ano, está prevista a perfuração de mais dois", afirma.

Cerca de 15 carros aparecem em pedreira desativada após diminuição do nível de água. (Foto: Tv Globo / Reprodução) - Reprodução/TV Globo

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.