Tatuapé, na zona leste de SP, ganha esculturas de tatu em homenagem a aniversário

Obras em fibra de carbono estão espalhadas por cinco pontos do bairro

São Paulo

O bairro do Tatuapé, na zona leste da capital paulista, ganhou esculturas de tatu em homenagem ao aniversário de 352 anos do bairro, que será comemorado no próximo dia 5.

Qualquer semelhança entre o animal e o nome da região não é mera coincidência. A iniciativa lúdica foi idealizada pelo empresário Rogério Garcia Parra, 55, morador do local há 45 anos. Como explica o idealizador, Tatuapé quer dizer "caminho do tatu" em tupi-guarani.

“Assim como antigamente, quando as crianças ficavam procurando esses bichos para brincar, quisemos colocar um tatu em cada ponto para que elas procurassem os demais", diz Parra.

Tatu instalado no shopping Boulevard Tatuapé, na zona leste de SP - Rivaldo Gomes/Folhapress

A estudante Camila Almeida, 28, levou o filho Gabriel, 3, para ver as obras de perto e diz que ele ficou encantado. “Ele ficou olhando por um tempão, queria subir, tirar foto."

Já a estudante Gabriela Herdeiro, 19, que mora no Tatuapé desde que nasceu, conta que ela própria se sentiu atraída pelas peças, assim como seu amigo, o ajudante de mudanças Joaquim Soares de Almeida, 65, com quem visitou a exposição itinerante. “Olhar para eles [tatus] nos distrai e deixa a mente de qualquer um mais leve, não só das crianças."

As esculturas, feitas em fibra de carbono e molde de argila, foram viabilizadas pela associação de lojistas Pool Design, em parceria com a empresa Otho Esculturas. Coube ao artista plástico e arquiteto Anselmo de Oliveira Jr., 38, reunir outros quatro artistas, sendo que cada um ficou responsável por uma das obras, que têm diferentes representações. A azul, por exemplo, simboliza a água e a sensação de serenidade.

Todas as esculturas foram inicialmente instaladas na praça Nossa Senhora do Bom Parto, no último domingo (30), e só uma delas permanece no local. Os demais tatus “caminharam a pé” para outros pontos, como o parque Ceret e a praça Silvio Romero, onde ficarão pelos próximos seis meses.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.