Descrição de chapéu chuva clima

Vizinhos cavaram com as mãos para tentar achar vítimas de desabamentos

Cinco corpos foram resgatados por bombeiros, que ainda procuram criança vítima das chuvas de terça-feira (29) em Embu das Artes

Embu das Artes

A assistente social Denilsa de Moura, 41 anos, fazia uma chamada de vídeo com parentes quando sentiu as paredes de sua casa tremerem, por volta das 21h30 desta terça-feira (29), em Embu das Artes (Grande SP). Chovia forte no momento.

“Ouvi um estrondo muito alto, parecia uma explosão”, afirmou, se referindo a dois deslizamentos de terra, que derrubaram ao menos cinco casas da favela do Jardim do Colégio.

Até por volta das 19h desta quarta-feira (30), os bombeiros já haviam retirado da terra, misturada com escombros, os corpos de Zenaide Marcelino Gomes, 55 anos, Jaqueline Santos Gomes, 25, e os filhos dela, Darlei Gomes, 7, Roberto Gomes, 5, e Rian Vasconcelos Gomes, de 8 meses.

O coronel Jefferson de Mello, porta-voz dos bombeiros, afirmou que permanecia soterrado, até a publicação desta reportagem, um bebê de 1 ano e 5 meses, também filho de Jaqueline e neto de Zenaide. A criança tinha um irmão gêmeo, que estava com o pai em outro local no momento do deslizamento, e passa bem.

Denilsa mora a três casas da casa da família soterrada. Antes do deslizamento, a assistente social afirma ter ido a um sacolão com a filha de 16 anos. “Quando voltamos [para a comunidade], não dava para entrar, pois a viela de acesso estava alagada por causa de um córrego que transbordou”, diz.

Mãe e filha tiveram de esperar cerca de 20 minutos, até o nível da água abaixar e conseguirem ir para para casa. Logo depois houve o deslizamento. “Assim que ouvimos o estrondo, corremos para o portão e vimos tudo desbarrancado, parecia cena de filme”, afirmou.

A vizinhança, acrescentou Denilsa, começou a usar baldes e as próprias mãos para tentar desenterrar os vizinhos. “As pessoas tentaram ajudar até os bombeiros chegarem [por volta das 22h]”, disse.

Com a chegada de socorristas, a área foi isolada e cerca de 40 famílias foram retiradas do entorno do local onde houve o deslizamento, conforme afirmado pelo coronel Jefferson de Mello. Segundo a Defesa Civil, 30 imóveis estão interditados.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), há chances de chuva novamente nesta quarta, principalmente à noite, na cidade de São Paulo. O órgão federal alerta para o risco de temporal para a região de Embu das Artes. Nesta quinta (31) e na virada do ano também há previsão de chuva na capital paulista.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.