Descrição de chapéu Coronavírus

Cidade de São Paulo já vacinou 27,9 mil idosos a partir de 90 anos

Número equivale a 85% da meta definida pela prefeitura para essa faixa etária; estado superou marca de 1 milhão de imunizados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Até a noite desta terça-feira (9), 27.906 idosos a partir de 90 anos foram vacinados contra a Covid-19 na capital paulista, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, gestão Bruno Covas (PSDB). O número equivale a 85% da meta da prefeitura para essa faixa etária, que é de 32.837 pessoas.

Idosa de 96 anos recebe dose do imunizante contra a Covid-19 em ponto de vacinação drive-thru na cidade de São Paulo - Rivaldo Gomes -8.fev.2020/Folhapress

A imunização das pessoas a partir de 90 anos estava prevista para começar na segunda-feira (8), mas foi antecipada para a última sexta-feira (5). A vacinação desse público está sendo feita nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e em pontos no modelo drive-thru (em que a aplicação ocorre com a pessoa dentro do carro). Equipes da Estratégia de Saúde da Família também estão vacinando os idosos em domicílio.

O sistema drive-thru começou a funcionar na última segunda-feira em locais como os estádios do Pacaembu (região central) e Arena Corinthians (zona leste), além do autódromo de Interlagos (zona sul), do estacionamento do Anhembi (zona norte) e da igreja Boas Novas (zona leste).

No total, 277,2 mil pessoas já foram vacinadas na capital paulista. Além dos idosos a partir de 90 anos, o número inclui profissionais da saúde, pessoas residentes em instituições de longa permanência e indígenas.

Na próxima segunda-feira (15), está previsto o início da aplicação das doses nos idosos com idade entre 85 e 89 anos.

Estado de São Paulo

Também nesta terça, o estado de São Paulo superou a marca de 1 milhão de pessoas que já receberam a vacina contra o novo coronavírus. Os dados são do Vacinômetro, ferramenta criada pela gestão João Doria (PSDB) para monitorar o número de doses aplicadas em tempo real.

A vacinação em São Paulo teve início no dia 17 de janeiro, logo depois de a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovar o uso emergencial da Coronavac, imunizante desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan. Também estão sendo utilizadas doses da vacina Oxford/AstraZeneca.

Para agilizar o atendimento no momento da vacinação, o governo paulista orienta os cidadãos a fazerem um pré-cadastro no site VacinaJá. A ferramenta não serve para agendamento.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.