Clubes de leitura virtuais ajudam idosos a superar o isolamento da quarentena

Atividade estimula o envelhecimento saudável e promove interação social

São Paulo

Essenciais para um envelhecimento saudável, os livros têm se tornado ferramentas importantes para que idosos mantenham o bem-estar mental e emocional durante o isolamento da quarentena. A assistente social Angela Grijó, 71, é um exemplo: da quase depressão no início da pandemia, ela reencontrou o amor pela leitura em outubro e, desde então, já leu cerca de 20 títulos.

Angela faz parte do Clube de Leitura 6.0 e se reúne semanalmente pela internet com um grupo de 12 pessoas para discutir sobre livros. A idosa diz que os encontros e as leituras foram uma forma de preencher os dias. "Para mim, é uma experiência nova e surpreendente. É mais uma atividade para ocupar os dias, um compromisso: não só ler, mas encontrar o pessoal e trocar experiências."

Realizado pela Observatório do Livro e da Leitura em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, o Clube tem 82 turmas que se reúnem semanalmente. O projeto, iniciado presencialmente antes da pandemia, migrou para o ambiente virtual e agora reúne 1.024 idosos.

"Mexeu em todos os aspectos da minha vida: cultural, tecnológico, que foi um grande aprendizado, e social, pelas amizades que fiz. Para a autoestima, é muito bom", afirma Angela. Para ela, permanecer no grupo também foi uma oportunidade de se desafiar, pois diz que achava que não acompanharia o ritmo dos outros participantes. Com o tempo, deu tudo certo. "Eu cresci naquilo que me achava mais ignorante. Me apaixonei e quero ficar para sempre."

A assistente social Angela Grijó, 71, em sua casa, na Vila Mariana (zona sul); para fugir da depressão na pandemia, ela entrou no clube de leitura em outubro do ano passado e já leu 20 livros desde então - Ronny Santos/Folhapress

O aposentado Abrão Jacó, 74, descobriu o gosto pela literatura também no grupo. Até o meio do ano passado, ele não era dos maiores consumidores do gênero, mas decidiu entrar no projeto para ter contato com autores diferentes --no momento ele se diz "maravilhado" com a escrita do moçambicano Mia Couto.

"[O Clube] é muito gostoso porque discute assuntos diferentes. Tem pessoas muito boas, que devoram livros e nos ajudam muito porque a forma como observam o texto é muito interessante", afirma Jacó. Ele faz parte de dois grupos de discussão de textos, o Clube de Leitura 6.0 e o Janelas para a Alma, desde o ano passado. Atualmente, a discussão nos dois acontece online.

A pandemia é um período em que o isolamento tem agravado muitas questões dos idosos, afirma Galeno Amorim, presidente da Observatório do Livro e da Leitura e coordenador do Clube de Leitura 6.0. Integrar esse grupo em atividades que, mesmo remotas, exercitem a mente e fomentem a sociabilidade é uma forma de passar, também, empoderamento.

O aposentado Abrão Jacó, 74, morador do bairro de Santa Cecília, na região central de SP, tomou gosto pela leitura ao ter contato com vários autores - Ronny Santos/Folhapress

"O projeto acaba beneficiando de diferentes formas porque promove entretenimento cultural de qualidade, dá oportunidade de adquirir mais conhecimentos numa fase da vida em que muita gente para e oferece oportunidade de interação social", diz o coordenador. Ansiedade, isolamento, depressão, humilhação e bullying na terceira idade são algumas das questões que esse tipo de atividade discute.

O Sesc (Serviço Social do Comércio) São Paulo também tem realizado grupos de leitura remotos desde o ano passado. Segundo Gustavo Nogueira, asistente técnico da Gerência de Estudos e Programas Sociais da entidade, a realização do Clube de Leitura da Terceira Idade pela internet fez com que as vagas fossem ampliadas em mais que o dobro.

"As pessoas entenderam a necessidade de ficar em casa, a necessidade de adaptar as ações e abraçaram a ideia do clube online", diz Nogueira. Os benefícios estão ligados não só ao que o público aprende de fato com o conteúdo passado, mas especialmente ao contato com outras pessoas que vivem situações semelhantes.

"Depois de tanto tempo, a internet não é mais um bicho papão. Com a experiência do clube, os idosos ficaram mais independentes até para buscar outras formas de se reunir online com amigos e familiares."

Leitura é ferramenta importante para uma velhice saudável

O hábito da leitura, quando é algo que causa prazer, traz muitos ganhos para um envelhecimento saudável, afirma a professora Rosa Chubaci, do curso de Gerontologia da USP (Universidade de São Paulo). Na quarentena, então, cultivar esse hábito se tornou ainda mais importante como forma de driblar o isolamento.

"Assim como outras atividades, a leitura estimula a memória, a comunicação, a imaginação e a criatividade. É importante que idosos reservem um pouco do tempo do dia para a leitura, pois é uma ginástica para o cérebro", diz Chubaci. Paralelamente, a leitura favorece também a interação social: seja num grupo de leitura ou mesmo em casa, com familiares, as histórias acabam virando temas de conversas e debates.

Segundo a professora, junto com a leitura, outra forma de estimular a mente é fazer anotações sobre aquele texto, os nomes de personagens, fatos e curiosidades. O ato de escrever é uma ferramenta para que aquela memória seja melhor apreendida.

"A tendência das pessoas hoje é deixar a leitura de lado, porque elas têm outras coisas para fazer. Mas na pandemia, especialmente, a leitura faz a pessoa mergulhar na história. Até revivendo alguns livros que já leu no passado o idoso vai ter uma percepção melhor agora."

Chubaci ressalta, contudo, que a leitura precisa ser prazerosa para que tenha esses efeitos positivos. "Se a pessoa não gosta, é melhor nem tentar." Como alternativa, imergir em histórias por meio de filmes também é uma forma de estimular a memória.

Clubes estão com inscrições abertas

As reuniões do Clube de Leitura 6.0 acontecem virtualmente uma vez por semana e estão disponíveis gratuitamente para pessoas de todo o estado. Para se inscrever, o idoso deve acessar o site https://observatoriodolivro.org.br/inscricao-clube-60. Cada turma tem, em média, nove pessoas.

Os livros escolhidos para a leitura estão disponíveis em uma biblioteca digital com mais de 20.000 títulos. A inscrição no clube dá direito a uma assinatura anual do acervo, que pode ser acessado por computador, tablet ou celular.

O Clube de Leitura 6.0 são realizadas também em Instituições de Longa Permanência, e, nelas, o mediador conduz a reunião de forma remota, enquanto os idosos se reúnem presencialmente.

Quandoa a inscrição é feita, segundo Galeno Amorim, presidente da Observatório do Livro e da Leitura e coordenador do projeto, o idoso passa por uma avaliação sobre os hábitos de leitura, e é colocado numa turma com pessoas de perfil semelhante.

Já as reuniões do Clube de Leitura da Terceira Idade do Sesc acontecem mensalmente e têm limitação de vagas: são 40 pessoas por seção. A primeira do ano será realizada em 5 de março, quando os idosos receberão o acolhimento e a indicação de texto para a primeira discussão do ano, que acontece em 2 de abril.

O clube é promovido pelo Sesc de Rio Preto, mas, como a atividade é online, está disponível gratuitamente para idosos de todo o estado, segundo Gustavo Nogueira, assistente técnico da Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc São Paulo. Para se inscrever, é necessário enviar um email manifestando o interesse para literatura@riopreto.sescsp.org.br. Não há restrição caso o interessado não seja credenciado.

Caso o idoso não tenha familiaridade com a internet, Nogueira diz que o clube promove também tutoriais sobre o uso de ferramentas, aulas sobre etiqueta em reuniões virtuais e sobre como se conectar. Há, também, um plantão de tira-dúvidas.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.