Estado de São Paulo comprará 1 milhão de testes para Covid-19

Testagem será feita apenas para pacientes sintomáticos; governo também irá adquirir kits para intubação

São Paulo

O governo paulista, gestão João Doria (PSDB), anunciará nesta quarta-feira (26) durante coletiva à imprensa dos integrantes do comitê de enfrentamento ao coronavírus no Estado de São Paulo a aquisição de 1 milhão de testes para Covid-19.

Segundo o secretário estadual de saúde, Jean Gorinchteyn, os testes a serem adquiridos serão os de antígeno. “O antígeno é um teste dez vezes mais barato do que o teste de PCR. Ele sai em 15 minutos e tem uma sensibilidade e especificidade de 97% a 98%, e muito próximo ao próprio PCR”, afirmou Gorinchteyn a deputados estaduais integrantes da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Blitze sanitária montada em Araraquara em abril deste ano - Adriano Vizoni/15.abr.2020/Folhapress

O secretário afirmou que o estado enfrenta um problema operacional em relação aos testes. “Como nós queremos testar mais, estimulamos uma maior testagem. Muitas vezes, algumas regiões têm um tempo de fornecimento dessas testagens que acabam sendo de oito ou nove dias. Isso é muito ruim”, afirmou.

Ele não citou quais seriam as regiões que vem enfrentando essas dificuldades. Segundo explicou, o problema é que, com o atraso da divulgação dos resultados, não é possível fazer o diagnóstico e nem mesmo o rastreio dos contactantes –pessoas que tiveram contato com a pessoa sintomática, como familiares e amigos, por exemplo.

Dados do governo estadual indicam uma capacidade atual de liberação de até 20 mil exames por dia. Eles são processados em 29 laboratórios, sendo 13 ligados ao Instituto Adolfo Lutz e 16 habilitados.

Segundo Gorinchteyn, a realização de testes é um dos três pilares do tripé de ações contra a Covid-19, que inclui ainda a vacinação e medidas sanitárias, como as propostas pelo Plano São Paulo. “Precisamos testar, testar e testar. Isso mostra o convívio que a sociedade vai ter com a pandemia. Esse vírus veio para ficar. Enquanto não tivermos toda a nossa população imunizada, teremos ainda esses efeitos, e a testagem é fundamental”, disse.

O modelo de testagem rápida foi uma orientação do Centro de Contingência do Coronavírus, segundo o governo estadual. O objetivo é que esses testes sejam distribuídos aos municípios, que terão uma meta a ser cumprida.

Para o epidemiologista Pedro Hallal, professor da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas e coordenador do Epicovid-19, o maior estudo epidemiológico sobre coronavírus no Brasil, não existe teste mais indicado, já que isso dependerá do objetivo e do uso que será feito. Ele elogiou a medida anunciada pelo governo paulista.

“Teste de antígeno é importante. É bom que compre. Já deveriam ter comprado há mais tempo, aliás”, afirmou.

Kit intubação

Ainda segundo Gorinchteyn, serão adquiridos 9 milhões de kits de intubação. O secretário disse aos deputados que desde o ano passado, o estado utiliza uma plataforma, a MedCovid-19, para monitorar os medicamentos que compõem o kit nos hospitais incluídos no Plano Estadual de Contingência da Covid-19.

Ele explicou que o estado tentou, sem sucesso, comprar os kits de fornecedores nacionais. "As compras nacionais foram infrutíferas, fomos obrigados a comprar internacionais junto aos municípios", afirmou.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.