Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: Amar e sofrer

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

São Paulo

"Vocês que fazem parte dessa massa" são felizes. Só quem é sabe o que é. "Ninguém pode dizer onde a felicidade está". Ela é sentida, conquistada. Independentemente da conquista. Sentimento subjetivo, felicidade é o objetivo. "Povo marcado, povo feliz." Marcado na alma. Mesmo na derrota. "Sinônimo de amar é sofrer" imortalizou Zé Ramalho. Sofrer presente tanto no perder quanto no vencer.

O sentido contrário do amor, ah, que bobos, é o ódio. Sentimento de quem morre todo dia por viver muito mais de odiar o louco amor do outro do que de amar o próprio. "Como é triste a tristeza mendigando um sorriso." Amor atrai amor, é escudo contra inveja. "O povo foge da ignorância apesar de viver tão perto dela."

Festa da galera na arena, em Itaquera, no grã-fino Anália Franco, na favela. Pranto branco, sorriso negro, tudo junto e misturado no amor alvinegro. "O amor é feito de paixões". Ostentação do íntimo que nada tem de ostensivo. Gritar até ficar rouco é legítimo. "Quem ama nunca sente medo de contar os seus segredos, sinônimo de amor é amar."

Amar singular, amor individual, compartilhado no plural. Loucura insana que é a razão da vida."Queria usar, quem sabe, uma camisa de força ou de vênus. Mas não vou gozar de nós apenas um cigarro. Nem vou lhe beijar gastando assim o meu batom." Coisa de louco? "Freud explica".

"E isso explica porque o sexo é assunto popular." Como é o futebol. "Ninguém sai com o coração sem sangrar". Na adversidade é preciso continuar. "Girando na carrapeta no jogo de improvisar, entrecortando eu sigo dentro a linha reta, eu tenho a palavra certa pra doutor não reclamar." Ainda que haja quem reclame ou faça propaganda, amor não é modinha. Nem entrada, saidinha.

Amor é definitiva moradia. É orgasmo, é broxada, é dia que é noite, é noite que é de noite e de dia. Duro não é perder. É não ver, é não ser, é não ter. "Não existe saudade mais cortante que a de um grande amor ausente." Por isso conquistar o mundo, no Rio ou no Japão, não é o suficiente. Amor, orra meu, é corpo presente. "Toco a vida pra frente, fingindo não sofrer, mas o peito dormente espera um bem querer." 

Ah, Corinthians do meu coração, sinônimo de amor é amar, sinônimo de amor é sofrer.

Vitor Guedes

43 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio

Notícias relacionadas