Com gol no último minuto, Verdão vence na estreia da Libertadores
Zagueiro Renan marca aos 51min do segundo tempo e salva o Palmeiras
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
A caminhada do Palmeiras em busca do terceiro título da Copa Libertadores começou com um sufoco difícil de acreditar. A equipe mandou na partida, fez 2 a 0 jogando bem, mas bastou perder um jogador para entregar de bandeja o empate, por 2 a 2.
Por sorte, em um escanteio dado de graça pela zaga do Universitario, no último lance da partida, o Alviverde, fez 3 a 2, em Lima, no Peru.
A vitória sobre o time considerado o mais fraco do Grupo A foi boa porque os outros dois adversários da chave, Independiente del Valle (EQU) e Defensa y Justicia (ARG), que derrotou o Verdão na final da Recopa Sul-Americana, empataram em 1 a 1, no Equador. Assim, o Palmeiras tem três pontos, contra um de argentinos e equatorianos. Os peruanos estão na lanterna com zero.
Preocupado em dar mais estabilidade à marcação, por causa da pressão de quatro partidas sem vitória, o técnico Abel Ferreira mudou o esquema tático e escalou a equipe com três zagueiros.
Deu muito certo tanto que a equipe jogou com segurança abriu 2 a 0, com Danilo, aos 20min do primeiro tempo, e Raphael Veiga, aos 7min da segunda etapa.
Pelas chances criadas, nos dois tempos, o placar era para estar mais elástico, mas não parecia que haveria risco de o adversário oferecer algum tipo de pressão.
O problema foi o desequilíbrio após a expulsão do zagueiro Alan Empereur, que já tinha levado cartão amarelo, aos 19min. O time peruano aproveitou a pane defensiva e empatou com Gutiérrez, que anotou aos 20min e 28min, esse último ao cobrar pênalti, que foi cometido infantilmente por Danilo.
Em um descuido do goleiro Weverton, que foi encoberto quando a bola pingou na área, os peruanos quase viraram.
Essa mesma sorte de não levar o gol da virada apareceu no final da partida. Em um cruzamento para a área, o zagueiro Quina tentou cortar, errou o cabeceio e mandou a bola no travessão do goleiro Carvallo.
Aos 51min, no escanteio dado de graça, Gustavo Scarpa mandou no primeiro pau, o jovem zagueiro Renan subiu livre, de cabeceou forte, acertou no ângulo direito da meta e evitou o tropeço.
Após quebrar o jejum de quatro partidas sem vitória, o Palmeiras volta a campo nesta sexta-feira (23), contra o Guarani, em Campinas. A equipe precisa vencer de qualquer maneira para não diminuir as chances de classificação ao mata-mata do Paulistão.
Na próxima quarta-feira (28), o Verdão recebe o Independiente del Valle, no Allianz Parque, pela segunda rodada da Libertadores.